Museu do Folclore realiza domingo (28) segunda edição do ano do Museu Vivo

O Museu do Folclore de São José dos Campos abre espaço mais uma vez para que representantes da cultura popular da região possam mostrar os seus saberes. Estarão reunidos neste domingo (28), das 14h às 17h, numa nova edição do Projeto Museu Vivo, o violeiro José Soares (mais conhecido como Zé da Viola), o artesão Vicente Querido e a culinarista Joana Cavalcante. A atividade acontece pela segunda sua vez neste ano e é aberta ao público.

O artesão Vicente Querido, natural de Cunha e morador na Vila Paiva, participa do Museu Vivo pela primeira vez. Ele conta que viveu boa parte da sua vida em Monteiro Lobato, na roça, onde seu pai o proibia de brincar, dizendo que isso era coisa de menina e que menino precisa trabalhar. Apesar da postura do pai, ele nunca deixou de lado a vontade de brincar e de fazer seus próprios carrinhos de madeira. Paixão que ele mantém até hoje.

Joana volta para mostrar como fazer tapioca

A baiana Joana Cavalcante marcará presença mais uma vez na culinária, mostrando o seu saber no preparo de uma tapioca. “Esse conhecimento vem da minha família, pois onde morávamos havia uma plantação de mandioca e eu ajudava meu pai na casa da farinha e também descascando, lavando e secando a raiz para produzir o polvilho”. Joana conta que desde criança aprecia tapioca no café da manhã.

Outro que participa novamente do projeto é o conhecido Zé da Viola (José Soares da Silva), joseense de nascimento. Aos oito ano de idade aprendeu a tocar viola só de observar seu pai nos grupos de Folia de Reis, Catira e Dança de São Gonçalo. Com 14 anos formou dupla com o irmão e aos 16 anos já compunha suas próprias músicas. Hoje é professor de viola e participa de um grupo de Folia de Reis.

Zé da Viola volta a marcar presença no projeto

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e do Museu do Folclore de São José dos Campos, sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Até novembro está prevista a participação de 54 representantes da cultura popular em 18 edições do projeto.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.