Encontro dia 13 discute participação da mulher na literatura folclórica

Com a presença das folcloristas Angela Savastano e Lilian Vogel, das escritoras Leila Grassi e Sonia Gabriel e da artista plástica Dagmar Siqueira, o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, dia 13 de abril, um bate-papo sobre a participação da mulher na literatura folclórica.

O encontro estava previsto para março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8), mas foi cancelado em razão das chuvas e transferido para a data atual. O bate-papo ocorrerá na Sala das Panelas, das 14h às 16h30, e é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Durante todo o mês de março, o museu realizou uma exposição de livros escritos por mulheres e que fazem parte do acervo da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni. Também foi montado um painel com frases de autoras e dicas de leitura nas redes sociais.

Coleção

Entre as obras do acervo, 29 fazem parte da Coleção Cadernos de Folclore, produzida e publicada pelo Museu do Folclore desde 1987. Destas, 10 foram escritas exclusivamente por mulheres e outras 4 tiveram participação delas.

Em novembro de 2019, por exemplo, o Museu lançou o 25º volume da coleção – Medicina popular das caatingas do Geopark Araripe Ceará –, de autoria da pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo (na foto, ao lado da folclorista Angela Savastano), nascida em Cruzeiro (SP).

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)