Sobre a FCCR

Lei municipal de novembro de 1985 autorizou a criação da Fundação Cultural, que foi oficializada como instituição em março de 1986, passando a ser gestora da política cultural do município, em substituição ao então Departamento de Cultura da Prefeitura de São José dos Campos.

Em março de 1987 passou a ser denominada Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em homenagem ao poeta joseense de expressão nacional.

Até 1998 a instituição atuou por meio de nove comissões municipais que compunham seu Conselho Deliberativo, nas áreas de Arquitetura, Artes Plásticas, Cinema e Vídeo, Dança, Folclore, Fotografia, Literatura, Música e Teatro.

A partir deste mesmo ano, o conselho passou a ser composto por 27 titulares que, juntamente com seus primeiros e segundos suplentes, representavam instituições culturais e empresariais, profissionais liberais, igrejas, personalidades de notável saber na área cultural, Prefeitura, Câmara, entre outros.

Além da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, a Fundação Cultural também possui um Conselho Fiscal, responsável por fiscalizar e sugerir melhorias nas suas contas.

Dos 20 espaços culturais da Fundação Cultural, localizados em praticamente todas as regiões da cidade, um deles é o Museu do Folclore de São José dos Campos, instalado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana, na região norte.

Voltar ao topo