Sobre o Museu

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), instituição criada pela Prefeitura Municipal em 1985.

As instalações do museu (área expositiva, biblioteca, brinquedoteca e administração) estão localizadas no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), em Santana, região norte da cidade.

Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CEPC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Missão

Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São José do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

História

  • 1986
    A FCCR cria a Comissão de Folclore, formada por pesquisadores, educadores, agentes culturais e interessados nos estudos sobre o folclore.
  • 1987
    Neste ano, a Comissão de Folclore idealiza o Museu do Folclore e sugere sua criação à FCCR.
  • 1991
    A Comissão de Folclore abre a primeira exposição do Museu do Folclore na Igreja São Benedito, com acervo de 203 peças.
  • 1997
    A FCCR inaugura o Museu do Folclore no dia 5 de dezembro, por meio da Comissão de Folclore, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx.
  • 2000
    A FCCR assume gestão do museu em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
  • 2014 a 2018
    O CECP vence edital e assina convênio com a FCCR para fazer a gestão do Museu do Folclore.
  • 2018 a 2020
    O CECP concorre e vence novo edital para realizar a gestão do Museu do Folclore, conforme Termo de Colaboração assinado com a FCCR.
  • 2020 a 2024
    A FCCR prorroga o Termo de Colaboração com o CECP por mais dois anos, para que a organização continue na gestão do Museu do Folclore.

Parceiros e Colaboradores

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

O CECP tem como parceiros a Prefeitura de São José dos Campos e a própria Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com quem mantém um termo de colaboração para gestão do Museu do Folclore.

O Museu do Folclore e o CECP também têm como colaboradores pessoas físicas e jurídicas.

Voltar ao topo