Sobre o Museu

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), instituição criada pela Prefeitura Municipal em 1985.

As instalações do museu (área expositiva, biblioteca, brinquedoteca e administração) estão localizadas no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), em Santana, região norte da cidade.

Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CEPC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Missão

Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São José do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

História

  • 1986
    A FCCR cria a Comissão de Folclore, formada por pesquisadores, educadores, agentes culturais e interessados nos estudos sobre o folclore. No mesmo ano, a Comissão de Folclore idealiza o Museu do Folclore e sugere sua criação à FCCR.
  • 1991
    A Comissão de Folclore abre a primeira exposição do Museu do Folclore na Igreja São Benedito, com acervo de 203 peças.
  • 1997
    A FCCR inaugura o Museu do Folclore no dia 5 de dezembro, por meio da Comissão de Folclore, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx.
  • 2000
    A FCCR assume gestão do museu em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
  • 2014 a 2018
    O CECP vence edital e assina convênio com a FCCR para fazer a gestão do Museu do Folclore.
  • 2018 a 2020
    O CECP concorre e vence novo edital para realizar a gestão do Museu do Folclore, conforme Termo de Colaboração assinado com a FCCR.
  • 2020 a 2022
    A FCCR prorroga o Termo de Colaboração com o CECP por mais dois anos, para que a organização continue na gestão do Museu do Folclore.

Equipe

  • Angela Savastano

    Angela Savastano

    Folclorista

    Natural de Campo Grande (RJ). Graduada em Ciências Sociais e Artes e especialista em Folclore. Fez parte da extinta Comissão Municipal de Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). É uma das criadoras do Museu do Folclore e do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

  • Avelino Israel

    Avelino Israel

    Assessor de Imprensa

    Natural de São José dos Campos (SP). Graduado em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMEC) e pós-graduado em Administração de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua desde 2011 como assessor de imprensa.

  • Cíntia Cássia Soares

    Cíntia Cássia Soares

    Bibliotecária

    Natural de São José dos Campos (SP). Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Carlos (UFSCAR) e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atua desde 2019 como bibliotecária na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni.

  • Clarissa Ribeiro de Souza

    Clarissa Ribeiro de Souza

    Voluntária

    Natural do Rio de Janeiro. Graduada em Turismo pela FACHA/RJ e em Museologia pela UNIRIO. Atua desde 2021 como voluntária.

  • Francine Maia

    Francine Maia

    Gestora

    Natural de Tremembé (SP). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Gestão de Projetos Culturais pela mesma Universidade; mestranda em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua desde 2008 na área museológica e é gestora do museu.

  • Fábio Martins Bueno

    Fábio Martins Bueno

    Voluntário

    Natural de Jacareí (SP). Graduado em História, especialista em Ensino de História e mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua desde 2012 em projetos do CECP, como Museu do Folclore, Ecomuseu, Inventário do Congado Paulista e elaboração do Dossiê de Registro do Samba Rural Paulista.

  • Janice Ribeiro Aboim Chaves

    Janice Ribeiro Aboim Chaves

    Produtora

    Natural de São Paulo (SP). Graduada em Pedagogia pela UNIFAI e em técnica em Museologia. Atua desde 2008 na área de Produção e na Reserva Técnica.

  • Joseana de Souza Barreto

    Joseana de Souza Barreto

    Administrativo

    Natural de São Bento do Sapucaí (SP). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (UNIP). Atua desde 2012 no Setor Administrativo e na gestão administrativa e financeira de vários projetos do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

  • Manoela Mourão

    Manoela Mourão

    Administrativo

    Natural de Pedro II (PI). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Gestão Pública e Instituições de Terceiro Setor pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Atua desde 2012 no Setor Administrativo do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

  • Marcela de Souza

    Marcela de Souza

    Estagiária

    Natural de São Luís (MA). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua como estagiária no Museu do Folclore, desde setembro de 2021.

  • Maria Angélica Perez Bellucci

    Maria Angélica Perez Bellucci

    Educativo

    Natural de Campinas (SP). Graduada em História pela UNIVAP. Atua desde 2019 como Educadora no Setor Educativo.

  • Maria Siqueira Santos

    Maria Siqueira Santos

    Voluntária

    Natural de Paraguaçu Paulista (SP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em História Social pela UEL e pós-graduanda em Educação Ambiental Urbana pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atua desde 2012 no CECP e coordena desde 2015 o Ecomuseu dos Campos de São José.

  • Mariana Boujadi

    Mariana Boujadi

    Museóloga

    Natural de São Paulo (SP). Graduada em museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela mesma universidade. Atua na área do patrimônio cultural desde 2009, da museologia desde 2012 e como museóloga do Museu do Folclore de São José dos Campos desde 2020.

  • Renata Sparapan

    Renata Sparapan

    Pesquisadora e Produtora

    Natural de Jaú (SP). Mestranda em Artes Visuais e graduada em Ciências Sociais pela UNESP. Atua desde 2015 como pesquisadora, produtora e mediadora na área da museologia e patrimônio. No Museu, é responsável pelo Projeto Balaio Galeria desde 2019.

  • Sami Baleeiro

    Sami Baleeiro

    Estagiário

    Natural de Jacareí (SP). Bacharelando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com estudos dirigidos à Ética e à Filosofia Política. Atua desde 2019 como estagiário.

  • Tiane Tessaroto

    Tiane Tessaroto

    Pesquisadora

    Natural de São Paulo (SP). Graduada em Educação Musical pela Universidade de São Carlos (UFSCAR) e especialista em Cultura Popular Brasileira pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atua desde 2020 como pesquisadora.

Parceiros e Colaboradores

O Museu do Folclore tem como parceiros diretos a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo; além de pessoas físicas e jurídicas como colaboradores.

Voltar ao topo