Biblioteca

Horário:
Terça a sexta, 9h às 12h e das 14h às 17h

A biblioteca do Museu do Folclore é especializada em cultura popular e leva o nome de Maria Amália Corrêa Giffoni, pesquisadora e folclorista nascida em 1918, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Ela faleceu em 1994, em São Paulo, aos 76 anos de idade.

Além de livros, o acervo da biblioteca conta com material em áudio, vídeo e fotos, com um total de mais de 4 mil documentos relacionados ao folclore e à cultura popular. 

Ao lado das também folcloristas Angela Savastano e Maria Helena Weiss (já falecida), Maria Amália foi uma das primeiras a doar obras do seu acervo pessoal para a biblioteca do Museu do Folclore.

Conheça o Regimento Interno da biblioteca.

PESQUISAR ACERVO

O acervo da biblioteca pode ser pesquisado via internet, pela plataforma PHL (Personal Home Library). A busca pode ser feita por autor, título, assunto ou por outros refinamentos como, tipo de documento, ano e outros itens.

Para pesquisar, clique neste endereço:
https://cecp.phlnet.com.br/

Empréstimo

Para emprestar livros ou outros documentos do acervo da biblioteca, o interessado deve se cadastrar pessoalmente ou pelo e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com, apresentando ou enviando as seguintes informações e documentos: nome completo, e-mail, telefone para contato, RG ou CNH e comprovante de residência.

Projetos

  • Folclore em Movimento

    A série Folclore em Movimento reúne 22 vídeos de assuntos pertinentes ao folclore, como fé, festas, costumes, heranças culturais e as dinâmicas sociais que as envolvem; e é resultado da edição de 93 vídeos do acervo. Os vídeos estão disponíveis no canal do museu no YouTube.

  • Ouvindo por Acaso

    O projeto oferece, periodicamente, aos visitantes do Museu do Folclore e às pessoas que passam pelas suas imediações, uma experiência sonora a respeito da cultura popular brasileira, que tem na música fortes raízes e manifestações.

    A intenção é que o público possa ouvir ‘por acaso’ (por meio de som mecânico), na área externa do Museu do Folclore, músicas do seu acervo, executadas de acordo com o ciclo cultural de cada época.

    Mais informações: (12) 3924-7318 / bibliotecadomuseu@gmail.com

     

    Voltar ao topo