Acervo

O Museu do Folclore pesquisa, salvaguarda e expõe seu acervo de aproximadamente 1.000 peças, cujas tipologias dividem-se entre artesanato, religiosidade, usos e costumes, trabalho, lazer e arte.

A mudança de status de um objeto cotidiano para um objeto museológico, parte integrante de um acervo, pressupõe um processo técnico, que visa, dentre outros objetivos, realizar uma seleção daqueles que se identificam com a missão do museu. Há diversos fatores considerados ao se iniciar a incorporação de um objeto ao acervo institucional.

No Museu do Folclore, a potencialidade informativa, o valor simbólico, seus usos e suas relações sociais, são fatores fundamentais para essa triagem. Além da salvaguarda e de uma pesquisa exclusivamente interna, acredita-se na capacidade comunicativa dos museus, na qual as ações internas realizadas pela instituição devem alcançar o visitante por meio da ressignificação dos objetos, extrapolando sua relevância dentro do espaço físico da exposição e se tornando ferramenta de desenvolvimento e reflexão.

A partir dessa perspectiva, o Museu do Folclore pesquisa, salvaguarda e expõe seus diferentes acervos:

Acervo Museológico

São, aproximadamente, 1.000 peças, cujas tipologias dividem-se entre artesanato, religiosidade, usos e costumes, trabalho, lazer e arte.

Parte desse acervo está disposto na exposição de longa duração, cuja temática propõe a discussão e a reflexão sobre o folclore regional, a partir das salas São José, Tecnologias, Religiosidade, Santos da Fé, Festas e Identidades. Outras peças estão na reserva técnica e são utilizadas em exposições temporárias, itinerantes e virtuais.

Acervo didático

Após o processo de triagem, alguns objetos do acervo são separados e utilizados como ferramentas para ações educativas, proporcionando uma aproximação entre o público e os objetos. Estes são os chamados acervos didáticos.

No atual projeto de acessibilidade desenvolvido pelo museu, alguns destes acervos foram selecionados para possibilitar experiências táteis e estimular os sentidos dos mais diversos públicos.

Brinquedoteca

Podendo ser entendido como uma forma de acervo didático, a instituição conta com um amplo acervo lúdico de mais de 200 peças, cuja curadoria foi pensada e organizada de forma a refletir e desenvolver, na prática, os temas abordados nas exposições de longa duração.

Voltando principalmente, mais não exclusivamente, para crianças e jovens, este acervo é proveniente de um projeto aprovado e viabilizado por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; e toda a relação de objetos foi pensada e desenvolvida em parceria com o Museu de Folclore Edison Carneiro.

Voltar ao topo