Educativo

O Setor Educativo busca realizar a interconexão entre o museu e a educação. Nesse setor se desenvolvem programas, projetos e ações educativas que proporcionam uma maior interação e participação crítica do público com os processos museológicos institucionais. Essas ações ressignificam os conceitos de patrimônio e de salvaguarda, ampliando e multiplicando a potencialidade do seu acervo.

No Museu do Folclore, a relação entre museu e educação é compreendida por meio da perspectiva não formal, ou seja, priorizando as relações humanas de apropriação de saberes, de reflexão e de questionamento, como forma de almejar mudanças de compreensão acerca da realidade social.

Não sendo apenas destinadas ao público escolar, as ações educativas podem ser pensadas e desenvolvidas para os mais diversos públicos, objetivando uma maior inserção dos visitantes sobre temas relacionados ao folclore e suas relações sociais.

Atualmente, com este objetivo, o Museu do Folclore realiza conversas e escuta de demandas previas ao agendamento das visitas de grupos. Durante este processo são consideradas as expectativas sobre os temas abordados.

A partir dessas demandas, são planejadas atividades lúdicas e recreativas que estimulam a criatividade, o aprimoramento de competências e a reflexão, utilizando-se de metodologias práticas que possibilitam a apropriação dos temas abordados.

E-Book

O Museu do Folclore de São José dos Campos criou um e-book, intitulado ‘Além da Mula sem Cabeça’, para servir como instrumento de apoio e reflexão para educadores, professores, pais e alunos, na percepção sobre folclore, cultura popular e sua própria cultura.

A intenção é que a publicação aproxime o Museu do Folclore do cotidiano das escolas e das próprias famílias, principalmente no momento atual de enfrentamento da covid-19, com muitas escolas funcionando em sistema híbrido. Assim, esse material poderá ser um suporte aos interessados.

O e-book foi elaborado pelas profissionais Maria Angélica Perez Bellucci, Renata Sparapan e Tiane Tessaroto, que atuam nos setores educativo e de pesquisa do Museu do Folclore.

Com 47 páginas em formato horizontal, o e-book está dividido em três capítulos com os seguintes títulos: O que é folclore? O Museu do Folclore no cotidiano da escola e O Folclore nas vivências do dia-a-dia. A obra também traz uma introdução, sugestões de leitura, referências bibliográficas e dicas de site.

Vídeos para os educadores

Buscando extrapolar a relação museu-educador para além das visitas mediadas, foram desenvolvidos dois vídeos acerca de manifestações folclóricas presentes na exposição de longa duração.

Estes vídeos, elaborados a partir de uma visão geral, são subsídios para que os educadores possam se apropriar da temática de forma a complementar uma visita presencial.

Confira os vídeos ao lado.

Vídeos de acessibilidade

Disponibilizando conteúdo de áudio descrição, LIBRAS e legendas, os vídeos presentes nas salas de exposição de longa duração permitem uma acessibilidade ampliada para diferentes tipos de público, auxiliando na comunicação e participação inclusiva da comunidade, com vistas ao desenvolvimento social.

Visite o Museu

O Museu do Folclore recebe visitas para suas exposições, atividades e também para a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e a Brinquedoteca. Para obter mais informações ou agendar uma visita acesse a nossa página de visita.

Voltar ao topo