Folias de Reis voltam a participar do Ciclo de Natal no Museu do Folclore

As Folias de Reis do município voltarão a participar, de maneira presencial, das manifestações do Ciclo de Natal que acontecem no Museu do Folclore de São José dos Campos. Elas estarão presentes na abertura e no fechamento do presépio, no início de dezembro e final de janeiro, respectivamente. A decisão foi tomada por mestres de dez Folias de Reis e representantes do museu, em reunião realizada no último sábado (16).

No final de 2020 e início de 2021, em razão da pandemia da covid-19, as manifestações presenciais foram substituídas por eventos virtuais. Assim, foram produzidos um documentário e uma exposição sobre as Folias de Reis e realizado um bate-papo com mestres de alguns grupos. Apenas o presépio do museu foi montado presencialmente, o que deve ocorrer mais uma vez neste ano.

Alguns detalhes também já foram definidos na reunião, como a participação de quatro Folias de Reis na abertura do presépio, no dia 5 de dezembro: Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha (Buquirinha), Cia. de Reis Esplendor do Oriente (Jardim Satélite), Folia de Reis de Santana (Santana) e Cia dos Três Reis do Oriente (Vila Terezinha). Já o fechamento será no dia 30 de janeiro de 2022, quando acontecerá mais uma edição da Chegada das Bandeiras, com a presença de todos os grupos.

Presépio

Mais uma vez, o presépio do Museu do Folclore será montado por alguém da comunidade. A partir de novembro, os interessados já poderão agendar uma conversa sobre o assunto pelo telefone (12) 3924-7318. O principal critério de escolha é que a pessoa mantenha a tradição em montar presépio.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org