Clima de festa junina atrai mais de 2 mil pessoas ao museu

Compartilhe:
Isabel Bernardo (à direita) e amiga

O clima de festa junina tomou conta do Museu do Folclore de São José dos Campos no mês passado, com o som marcante de sanfonas e acordeons nas edições do Museu Vivo. Em duas delas, pelas mãos femininas da curitibana Sueli Luitz Costa (foto da home) e da baiana Isabel Bernardo Santos. Ainda marcaram presença o mestre joseense Kardec Gonzaga (foto maior) e o mineiro José Maria de Moura (Moraizitto).

 

Também não faltou no mês junino o tradicional bolinho caipira, originário da região do Vale do Paraíba. A iguaria foi preparada no Museu Vivo do dia 30, pela paranaense Rosangela Maria Machado. Já o arroz doce, muito comum nesta época do ano, foi preparado pela mato-grossense Neuzeth Andrade, no Museu Vivo do dia 23.

 

José Maria de Moura (Moraizitto)

Público

 

O Museu Vivo foi o que mais atraiu a presença do público, com 1.402 participantes nas 5 edições do mês. Ao todo, passaram pelo Museu do Folclore em junho 2.666 pessoas, que somadas aos 5 primeiros meses do ano chegam a 14.086 visitantes e participantes de diferentes atividades.

 

Em relação à exposição de longa duração, foram registrados 1.070 visitantes, sendo 948 em visitas espontâneas e 86 agendadas (de 2 escolas estaduais e 2 particulares). Das visitas espontâneas, 664 foram de São José, 304 de outros estados e municípios e 16 do exterior (Alemanha, Austrália, Chile, Estados Unidos, Espanha e Hungria).

 

Alunos conhecem a biblioteca

Além das visitas à exposição e participações no Museu Vivo, o público também marcou presença na atividade virtual Terças com Museologia (60 pessoas) e nos espaços da biblioteca (82 usuários) e brinquedoteca (52 usuários).

 

Funcionamento

 

A exposição do Museu do Folclore pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. As visitas podem ser espontâneas ou agendadas pelos telefones (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354. Já os espaços da biblioteca e brinquedoteca podem ser utilizados de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

Alunos da EE Chico Triste visitam o museu

Além destes espaços, o museu também realiza atividades durante o ano, como o Museu Vivo, Roda de Artesanato, Férias no Museu, Terças com Museologia, Mês do Folclore, Diálogos sobre Folclore e Semana de Museus, Primavera de Museus, Ciclo de Natal e lançamento de um novo volume da Coleção Cadernos de Folclore.

 

Gestão

 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, inaugurado no Parque da Cidade em 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo