O Museu do Folclore de São José dos Campos funcionará normalmente durante o período de Carnaval, estando aberto para visitação no sábado e domingo (26 e 27 de fevereiro), das 14h às 17h, e na terça e quarta (dias 1º e 2 de março), das 9h às 17h. Na segunda-feira (28), o museu não abrirá, como de praxe.
O visitante que quiser aproveitar os dias de folga poderá apreciar a exposição permanente, ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, e a exposição temporária ‘Território de Sonhos e Lembranças’, com trabalhos da artista popular e bordadeira Therezinha Mariano Pinheiro.
Acessibilidade
Pessoas com deficiência, principalmente auditiva e visual, também podem aproveitar melhor as visitas à exposição permanente, que passou a contar com recursos de acessibilidade. Em cada uma das salas estão disponíveis tablets com áudio descrição, legendas e Libras, relatando o conteúdo de cada espaço.
A deficiente auditiva Gabrielle de Oliveira Carvalho (foto), 40 anos, visitou a exposição recentemente e utilizou o equipamento. Com a ajuda da irmã para se comunicar, Gabriele confirmou que ficou imensamente feliz quando viu que as informações sobre cada sala estavam disponíveis em Libras.
Agendamentos
As visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta (das 9h às 17h) e aos finais de semana (das 14h às 17h). Já as visitas em grupo acontecem somente durante a semana e precisam ser agendadas previamente (com exceção, por enquanto, de grupos de pessoas com deficiência).
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade, região norte. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354