Mais uma vez, a brincadeira pede passagem e estará presente em uma nova edição do Museu Vivo, a última do mês de julho. A vivência é gratuita e acontece neste domingo (28), das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore de São José dos Campos.
As edições deste mês também são parte da programação da Cultura Viva pelo Brasil, do Governo Federal.
A brincadeira será comandada pelo palhaço Bambulino, o mineiro Miguel Safe Santos, 42 anos (foto maior), que já participou de um Museu Vivo em maio do ano passado. Ele também é brincante, comunicólogo e educador. Conta que aprendeu sobre a arte de brincar com as crianças e em oficinas cênicas de jogos e brincadeiras.
Miguel é natural de Ipatinga, mas residiu a maior parte da vida em Belo Horizonte. Chegou a São José dos Campos há 4 anos com a família e, atualmente, mora no Vista Verde, região leste da cidade.
Roda de fogo
Onde tem brincadeira tem brinquedo e, neste domingo, o público vai conhecer e aprender como se faz uma roda de fogo ou balangandã. E quem vai compartilhar esta sabedoria é a mineira Maria de Lourdes Leal de Souza, 78 anos. Ela conta que aprendeu a fazer o brinquedo com o pessoal de um circo na Bahia.
Feliz em ser quem é, Maria de Lourdes gosta de vários tipos de arte e carrega consigo muitos saberes transmitidos a ela pela família. Aprendeu sobre música com seu pai, que acompanhava a Folia de Reis. Com sua mãe, costureira prendada, aprendeu a costurar, com a prima passou a fazer tricô e com a avó macramê.
O balangandã é de origem africana e em seu formato tradicional era utilizado como amuleto. Ele é feito com várias tiras de papel e plástico, que depois de cortadas são juntadas em uma das pontas e amarradas com um barbante. A brincadeira é rodar o brinquedo acima da cabeça.
Bolo de coco
A vivência na culinária ficará por conta de Silvia Caetano da Silva, 60 anos, de Guaratinguetá (SP). Aprendeu a cozinhar aos 8 anos com sua mãe e, hoje, sabe fazer muitos pratos, mas principalmente bolos. Neste domingo ela vai compartilhar uma receita de bolo de coco.
Silvia mora há 6 meses em São José, tendo vindo de Guarulhos. E foi por meio da culinária que conseguiu criar e educar seus 4 filhos. Um deles, inclusive, conseguiu viajar para Portugal, onde passou a morar.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
No domingo, sua exposição de longa duração também estará aberta para visitação no mesmo horário do Museu Vivo. A entrada é gratuita.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354