Visitas de escolas ao Museu do Folclore devem ser agendadas previamente

Escolas públicas e particulares do município e região, interessadas em visitar a exposição de longa duração (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’) do Museu do Folclore de São José dos Campos devem fazer agendamento prévio pelo telefone 3924-7318. As visitas, neste caso (em grupos), podem ser feitas durante todo o ano, de terça a sexta, das 9h às 17h, e são sempre acompanhadas por mediadores.

Além da exposição as escolas ainda podem conhecer a biblioteca do museu – especializada em cultura popular, com mais de dois mil títulos e um acervo de DVDs, CDs e fotografias – e a brinquedoteca – que possui brinquedos populares e produzidos artesanalmente, provenientes de diferentes partes do Brasil. As visitas à estes espaços também acontecem durante a semana no mesmo horário.

As escolas também são atendidas de forma agendada durante a programação do Mês do Folclore, realizada entre os meses de agosto e setembro. No ano passado, as visitas de escolas à exposição, biblioteca, brinquedoteca e participação nas atividades do Mês do Folclore somaram quase dez mil alunos.

No caso das visitas espontâneas à exposição, elas também podem ser feitas nos feriados, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Em casos excepcionais os dias e horários de visitação podem sofrer alteração.

O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana) e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Mais informações pelo telefone 3924-7318.

Foto: Paulo Amaral/FCCR