Unifesp realiza curso de extensão gratuito em parceria com Museu do Folclore

Compartilhe:
Foto: Fábio Bueno
Caixeiro do Terno de Congo de Sainhas, de Santo Antônio da Alegria (SP), afina o instrumento. Foto: Fábio Bueno.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do seu campus em São José dos Campos, está oferecendo um curso gratuito de extensão com o tema: ‘A presença da cultura afro-brasileira no Sudeste: Jongo, Batuque e Reinado/Congado’, voltado a educadores e interessados.

O curso será realizado em novembro, das 14h às 16h30: dias 3, 10 e 17 no Centro de Formação do Educador (CEFE) e dia 24 na Unifesp do Parque Tecnológico. A carga horária será de 30 horas, com parte teórica (horas dos encontros presenciais) e prática (horas de pesquisa e entrega de atividade didática). Haverá entrega de certificado aos participantes, do Museu do Folclore (de 18 horas) e da Unifesp (12 horas).

Para realização do curso, a Unifesp conta com a parceria da Associação Cultural Cachuera!, do Museu do Folclore de São José dos Campos, do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José.

Objetivos Gerais

Contribuir na formação de professores e de agentes culturais para o cumprimento das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, para o ensino da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros nas escolas do país. Valorizar a diversidade cultural e a história de diferentes povos indígenas, africanos e afro-brasileiros que tiveram e têm um papel importante na formação da sociedade brasileira, destacando práticas culturais, personagens e acontecimentos históricos que estão ausentes das propostas curriculares oficiais das escolas brasileiras.

Objetivos Específicos

Possibilitar o conhecimento de três expressões culturais de origem afro-brasileira presentes na região sudeste por meio de vivências (práticas de música e dança) e do acesso a materiais didático-audiovisuais atualizados produzidos pela Associação Cultural Cachuera! que serão apresentados durante o curso e disponibilizados para as escolas, universidades e centros culturais frequentados pelos participantes.

Elaborar, em conjunto com os participantes, propostas pedagógicas e culturais de ensino a partir de uma visão crítica da formação da sociedade brasileira, que unam a prática e o conhecimento dessas três expressões culturais afro-brasileiras.

CEFE: Avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

Unifesp/Parque Tecnológico: Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201, Distrito de Eugênio de Mello.

Mais informações: 3924-7318 ou aqui pelo site.

 

Caixeiro do Terno de Congo de Sainhas, de Santo Antônio da Alegria (SP), afina o instrumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo