Três novos representantes da cultura popular participam do Museu Vivo de domingo (6)

Pela terceira vez este ano o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza neste primeiro domingo de março (6), entre 14h e 17h, uma nova edição do Projeto Museu Vivo. Mais três representantes da cultura popular regional estarão reunidos para mostrar seus saberes ao público: Ana Rodrigues da Silva Canuto (artesanato), Darci Xavier de Almeida (culinária) e Benedito Braz da Silva (música). A atividade acontece na área externa do museu no Parque da Cidade.

Ana Canuto com alguns dos trabalhos

A piauiense Ana Rodrigues da Silva Canuto, que mora no Campos de São José, vai mostrar seu conhecimento em fazer crochê e tricô. Ela conta que desde pequena levava jeito para os trabalhos manuais e que aprendeu sozinha, olhando outras pessoas fazerem. A criatividade de Ana não tem limites e ela faz de tudo um pouco, entre roupas de boneca, tops, blusas de frio, tapetes, pesos de porta, chaveiros e “tudo o mais que a linha e a agulha permitirem”, arremata.

Na culinária, a mineira de Montes Claros, Darci Xavier de Almeida (foto abaixo), que mora no Jardim Colonial, vai mostrar como faz o ‘beliscão’, biscoito de polvilho azedo que aprendeu a fazer na roça, onde morou desde os 10 anos. Ela trabalhava na lavoura da família e aprendeu a culinária caipira sozinha, usando os ingredientes que tinha à disposição e experimentando tudo o que podia.

“Alguns dos meus irmãos não podiam tomar leite, então aprendi a substituir o produto por outros ingredientes em muitas receitas. Também aprendi um processo de conservação de alimentos onde não se usa produtos sintéticos, para fazer rocambole de mandioca, bolo cremoso de fubá, cuscuz doce e geleias”, conta Darci do alto dos seus 74 anos de vida.

Darci mostra o ‘beliscão’, biscoito de polvilho

Silvinho é o apelido do cantor sertanejo Benedito Braz da Silva (foto grande), natural de Paraibuna e morador do Putim. Viveu grande parte da sua vida no Sul de Minas, onde aprendeu a copiar os ritmos e letras das músicas que ouvia no rádio, das duplas Tonico e Tinoco e Jacó e Jacozinho. Naquela época chegou a formar a dupla Silvio e Silvinho com um dos seus irmãos, mas hoje, aos 70 anos, canta ao lado do filho Abimael, de 27 anos (foto grande). Com 50 anos de carreira, Silvinho possui CD gravado e músicas autorais.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.