Terças com Museologia aborda técnicas de mediação e visita guiada

Mediação ou visitas guiadas? Este é o questionamento que será discutido na 12ª edição do Terças com Museologia, que será realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos de forma virtual, nesta terça-feira (30), das 9h30 às 11h.  A transmissão ocorrerá pelo Google Meet.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla, neste link.  O encontro será conduzido pela museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi.

O Terças com Museologia é destinada a pesquisadores, professores, educadores, profissionais que trabalham em museus e pessoas interessadas nos assuntos abordados. As edições anteriores estão disponíveis na página do museu no YouTube.

Técnicas diferentes

Muitas vezes abordadas como sinônimos, mediação e visita guiada são técnicas diferentes utilizadas em espaços de educação não formais, como museus. A edição deste mês do Terças com Museologia pretende trabalhar estes conceitos de forma a diferenciá-los e compreender as suas aplicações.

Segundo Mariana, mediação em museus é interativa e personalizada, conduzida por profissionais que facilitam discussões e aprofundam a experiência dos visitantes. Já a visita guiada é mais tradicional e linear, com um guia apresentando informações sobre as obras de forma direta.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)