Renda filé, biscoito beliscão e modão sertanejo no Museu Vivo

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, neste domingo (31), das 14h às 17h, o último Museu Vivo do mês de julho. A atividade, como de costume, acontece na área externa do museu, no Parque da Cidade, reunindo representantes da cultura popular regional nas áreas do artesanato, culinária e música.

O Museu Vivo é um dos projetos realizados pelo Museu do Folclore durante todo o ano. As atividades acontecem, pelo menos, duas vezes por mês e objetivam dar visibilidade e valorizar diferentes detentores da cultura popular, que compartilham com o público seus saberes e fazeres.

Renda filé e crochê

Uma das convidadas desta edição é a cearense Maria Vanderleia Ferreira Santos Avelino, 37 anos (foto ao lado), que compartilhará seu saber no artesanato, fazendo renda filé e crochê. Maria Vanderleia veio de Fortaleza ainda criança e hoje mora com a mãe e a irmã em São José dos Campos.

“Eu aprendi esta arte com minha mãe, que por sua vez aprendeu com a mãe dela, minha avó”, afirma. Ela conta que faz renda filé como rede de pesca e depois passa no tear. “Este trabalho sempre foi minha fonte de renda”, ressalta Maria Vanderleia. Conheça aqui o que é renda filé.

Biscoito beliscão

A mineira de Montes Claros, Darci Xavier de Almeida, 77 anos (foto maior), está de volta ao Museu Vivo, novamente para compartilhar sua receita de biscoito de polvilho, que ela apelidou de beliscão. “A medida de cada biscoito é um beliscão que eu dou na massa na hora de fazer e por isso dei este nome a ele”, conta Darci.

Darci trabalhava na lavoura da família e aprendeu a culinária caipira sozinha, usando os ingredientes que tinham e fazendo experiências. Tinha irmãos que não podiam tomar leite, então aprendeu a substituir os ingredientes nas receitas e em algumas utilizou um processo de conservação para não utilizar conservantes sintéticos.

Sertanejo raiz e modão

Célio Venâncio (foto ao lado) é goiano e mora em São José há cinco meses. Ele foi convidado para compartilhar seus saberes na música, nos estilos sertanejo e modão. O gosto pela música vem do pai, que cantava nos bailes do interior de Goiás e onde seu tio tocava.

“Aprendi a tocar viola por conta da sua curiosidade. Quando meu tio afinava o violão eu ficava por perto e ele me ensinou dois acordes. O resto eu aprendi sozinho”, diz Célio. Ele já formou várias duplas nos ano 90 e gravou dois CDs. Hoje tenta fazer carreira pelas redes sociais.

Gestão

O Museu do Folclore fica no Parque da Cidade, onde está instalado desde 1997. E um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7328 e (12) 3924-7354