Terças com Museologia discute a ‘Biografia dos Objetos’

Os objetos que compõem as exposições dos museus no mundo todo, principalmente nos mais tradicionais, são uma das principais atrações destes locais. Geralmente, é por causa deles que a maioria das pessoas visitam museus. Mas, será que os visitantes sabem qual a importância que estes objetos têm para suas instituições?

A resposta para esta pergunta e tantas outras que giram em torno desta questão, estarão em discussão no segundo encontro do projeto Terças com Museologia, que o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará no próximo dia 28 de fevereiro, das 9h às 10h30, de forma virtual (pelo Google Meet).

Com o tema Biografia dos Objetos, a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi (foto menor), mestra em Memória Social e Patrimônio Social e Cultural, comandará mais este encontro, que visa oferecer a profissionais da museologia a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos; e aos leigos, o entendimento de elementos básicos da área.

Valor dos objetos

“Vamos falar um pouco sobre o valor simbólico dos objetos numa instituição museológica, sua trajetória de vida e seu processo de musealização – que é um paralelo da patrimonialização, mais utilizada para sítios, monumentos e edifícios”, explica Mariana.

Segundo ela, quando um objeto passa pela musealização ele é integrado ao acervo do museu. “Com isso, ele passa a ter uma outra história de vida, indicando de quais exposições e pesquisas participou e o que representou em cada uma delas”, destaca a museóloga.

O projeto prevê encontros virtuais de formação, realizados toda última terça-feira do mês, com temas relacionados à museologia. Ainda serão abordados: Patrimônio Material e Imaterial, Conservação Preventiva, Curativa e Restauro, Documentação Museológica, Pesquisa em Museus e Ações Educativas.

Como se inscrever

Os interessados podem se inscrever por este link e os certificados de participação serão emitidos e enviados para quem acompanhar o encontro. Na edição de janeiro, 35 pessoas participaram da discussão que girou em torno da Definição de Museu, disponível no Youtube do museu.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Além das exposições de longa duração e temporária, desenvolve uma série de programas e projetos durante o ano todo. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354