Presépio do Museu do Folclore fecha por alguns dias devido às festividades de Natal e Ano Novo

Grupos de Folias de Reis visitaram o presépio

O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, aberto no último dia 6, continuará recebendo visita pública até dia 23 e nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), mas nos dias 24, 25, 28, 29, 30 e 31 ficará fechado temporariamente em razão das comemorações de Natal e Ano Novo. As visitas serão retomadas a partir do dia 5 de janeiro de 2016 e vão até o dia 31, sempre de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

A abertura do presépio marcou o início do Ciclo de Natal, que será encerrado no dia 31 de janeiro, quando haverá uma manifestação com a presença de 17 grupos de Folias de Reis (veja relação abaixo). A atividade é aberta ao público e começará às 9h, com a realização de uma missa e benção das bandeiras. O presépio, este ano, foi montado pelo figureiro Magela Borbagatto, de Jacareí.

Foto: Paulo Amaral
Magela Borbagatto foi quem montou o presépio este ano

Confira as Folias de Reis

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia Irmandade Santos Reis, Folia de Reis São Vicente de Paula, Folia de Reis Estrela de Belém, Folia de Reis de Santana, Cia dos Três Reis do Oriente, Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Folia de Reis São José e Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha.

Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente e Folia de Reis Nossa Senhora de Guadalupe.

São José do Barreiro: Folia de Reis Sertão da Onça.

Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento.

Caçapava: Folia de Santos Reis.

Conceição do Rio Verde (MG): Folia de Reis do Zé Marquim e Folia de Reis do Pedro Cabrito.

São Lourenço (MG): Folia de Reis de São Lourenço.

Comemoração de 18 anos teve direito a bolo

Aniversário

Também no dia 6 o Museu do Folclore comemorou 18 anos de instalação e funcionamento no Parque da Cidade, localizado no bairro de Santana, região norte de São José dos Campos. O local abriga uma exposição de longa duração (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’), uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca com brinquedos populares.

Museu do Folclore: Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: (12) 3924-7354.