Presépio do Museu do Folclore começa a ser montado segunda-feira (16)

Magela trabalha em seu ateliê

O figureiro Magela Borbagatto (veja perfil abaixo), de Jacareí, começa a montar segunda-feira (16) o presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos. Magela foi reconhecido em 2013, pelo Ministério da Cultura, como mestre da cultura popular brasileira. “A experiência de montar, pela primeira vez, o presépio do museu é bastante significativa por se tratar de um convite, onde a ‘paga’ é a manutenção da tradição popular”, destaca Magela.

O presépio do Museu do Folclore será aberto no dia 6 de dezembro, às 14h30, com a presença de três grupos de Folias de Reis: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis do Oriente (São José dos Campos) e Folia de Reis do Oriente (Jacareí). A data também marca o início do Ciclo de Natal (que terminará dia 31 de janeiro) e a comemoração de 18 anos de existência do Museu do Folclore no Parque da Cidade.

Mais do que uma satisfação pessoal, a montagem do presépio do museu representa um desafio para Magela, que usará apenas as peças da reserva técnica do próprio museu, que têm tamanhos e estilos diferentes. “Pretendo colocá-las numa tradicional gruta feita de papel de ‘pedra artesanal’, sobre estrutura de madeira”, explica.

O presépio será como os que Magela ajudava a montar antigamente, quando havia momentos inesquecíveis dos cafés, das conversas, das histórias das pessoas antigas, dos comentários dos observadores, dos laços afetivos e espirituais que permeavam aquela atividade quase mística. “Sinto uma sensação de gratidão aos antepassados que mantinham aquela tradição”.

Experiência

Sua primeira experiência com montagem de presépio foi aos dez anos de idade, na casa de sua avó paterna, Izabel, que usava imagens de gesso italiano muito antigas, possivelmente compradas pelo seu bisavô no início do século XX. Ele começou como observador e depois passou a ajudar na montagem.

A partir de 1986 Magela começou a modelar seus próprios presépios e até hoje já deve ter feito uns 100 tipos diferentes. No período de 1983 a 1988 participou da montagem do grande presépio da igreja matriz de Santa Branca.

Além das figuras tradicionais como do Menino Jesus, Maria e José, Magela também coloca outras em seus presépios, como nos napolitanos, onde o nascimento faz parte do cotidiano daquela gente. Retrata normalmente a cena dentro de uma casa ou num local aberto. Gosto também de retratar esse menino nascendo aqui no Brasil de antigamente, num lugar qualquer do interior.

Perfil

A especialidade atual de Magela Borbagatto é cerâmica figurativa crua ou queimada. Ele atuou como artista plástico autodidata em vários setores públicos e privados. Possui um ateliê em Jacareí há 22 anos, onde já ministrou aulas e cursos. Atua em oficinas públicas e projetos de arte.

Participou de salões em diversas cidades, tendo sido premiado algumas vezes. Pode enviar um mini presépio que fez parte de uma coletiva em Paris (França), tendo enviado também um presépio ao Japão que foi dado ao diretor do Kumon em Tóquio e a um historiador cubano que esteve em São Paulo.

A montagem do presépio é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), sob coordenação do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.