Participar da Chegada das Bandeiras é tradição entre Folia de Reis da região

Participar da Chegada das Bandeiras, realizada há vinte anos no Museu do Folclore de São José dos Campos – sempre no final de janeiro –, se tornou uma tradição entre as Folia de Reis. A 20ª edição do encontro acontecerá no dia 29 (domingo), das 9h às 17h, com a presença de 17 Folia de Reis da região e de três cidades de Minas Gerais. Às 11h haverá uma cerimônia religiosa com a benção das bandeiras.

Para o mestre da Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jardim Satélite), Jaime Bento Maciel, de 67 anos, é muito gratificante participar deste encontro, pois “é uma oportunidade de mostrarmos e mantermos a tradição das folias”. O grupo tem 17 anos de existência e de dezembro até agora visitou 120 casas em São José e Jacareí. A visita ao presépio do museu será a última do Ciclo de Natal.

“O evento já ganhou notoriedade e é um bom momento para conhecermos o trabalho de outras folias, é um grande congraçamento dos grupos da região”, destaca o mestre Gilberto Pires de Moraes (Giba Reis), de 52 anos, da Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim). Fundado em 98, o grupo participa há 18 anos da Chegada das Bandeiras no Museu do Folclore.

A manifestação é aberta ao público e marcará o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio no Museu do Folclore, que permanecerá aberto até o dia 29, das 9h às 17h (de terça a sexta e domingo) e das 14h às 17h (no sábado).

Foto: Adenir Brito
Alguns dos livros sobre o tema, disponíveis na biblioteca

Folia de Reis são cortejos de caráter religioso popular realizados em vários estados brasileiros, entre os meses de dezembro e janeiro (Ciclo de Natal), reproduzindo idealmente a viagem dos Três Reis Magos a Belém, para adorar o Menino Jesus. A informação é do livro ‘Abre as portas para o Santos Reis’, Priscila Gorzoni, uma das muitas obras que fazem parte do acervo da biblioteca do Museu do Folclore, especializada em cultura popular.

Sobre este tema, existem na biblioteca 172 títulos – entre livros, fotografias, CDs e DVDS – à disposição do público para pesquisa (inclusive pelo site do museu: (www.museudofolclore.org) e empréstimo. Uma das obras mais recentes que trata do assunto é o 23º volume da Coleção Cadernos de Folclore, lançado em 2013 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

A Chegada das Bandeiras é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore.

O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade, à Avenida Olivo Gomes, 100, Santana. Mais informações pelo telefone 3924-7318 ou pelo site www.museudofolclore.org