Núcleo Iça Bitu se reúne segunda (24) para rediscutir a Carta do Folclore Brasileiro

Compartilhe:

Integrantes do Núcleo Iça Bitu (um dos dez que fazem parte da Comissão Paulista de Folclore) se reúnem na próxima segunda-feira (24), às 14h, no Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (CEFE), para rediscutir a Carta do Folclore Brasileiro. O documento foi aprovado durante o I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro em 1951, e rediscutido pela primeira vez em 1995, por ocasião da oitava edição do evento, realizado em Salvador (BA).

A sugestão para rediscussão da carta foi feita pela Comissão Nacional de Folclore a todas as comissões estaduais filiadas, no encerramento do VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore, realizado em julho deste ano na cidade de Aracaju (SE). O encontro em São José será conduzido pela folclorista Angela Savastano, coordenadora do Núcleo Iça Bitu e também participante do encontro na capital sergipana.

“A rediscussão do documento, sugerida pela Comissão Nacional de Folclore, é muito importante para todos aqueles que estão envolvidos com o folclore brasileiro, pois ele norteia as ações presentes e futuras”, enfatiza Angela Savastano. Qualquer sugestão de modificação ou adequação à carta será encaminhada até o dia 30 de agosto à Comissão Nacional de Folclore.

A Carta do Folclore Brasileiro atual é constituída de 15 capítulos que versam sobre: conceito, pesquisa, ensino e educação, documentação, salvaguarda e promoção, direito do autor, evento, turismo, grupos parafolclóricos, comunicação de massa, publicações, intercâmbio, subcomissões, hierarquia e recursos financeiros.

CEFE: Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (ao lado do Parque da Cidade). Mais informações: 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo