Museu Vivo tem novo encontro de fazedores neste domingo

Pela segunda vez, neste mês, o Museu do Folclore de São José dos Campos reunirá representantes da cultura popular regional, nas áreas do artesanato, culinária e música, em mais uma edição do programa Museu Vivo. O encontro acontece na área externa do museu, neste domingo (17), entre 14h e 17h.

Estarão presentes a cruzeirense Edirlene Aparecida Ribeiro (crochê), a caçapavense Doracy Trevizano (cuscuz paulista) e a dupla de violeiros Rodrigues Neto e Fernando, que compartilharão com o público os seus saberes e fazeres.

Artesanato

Edirlene Aparecida Ribeiro, 48 anos (foto ao lado), conta que aprendeu a fazer crochê com sua mãe e sua avó. “Elas faziam bicos de crochê em panos de prato e caminhos de mesa. Eu acompanhava tudo e, aos poucos, fui aprendendo”, lembra Edirlene.

Há dois anos passou a criar algumas peças para vender, pois precisava de uma renda extra, “além de ser uma boa terapia também’, esclarece.

Culinária

Na culinária, Doracy Trevizano, 70 anos (foto ao lado), vai preparar um cuscuz paulista. Ela conta que aprendeu a cozinhar por meio do conhecimento transmitido no âmbito familiar, oralmente, na experiência vivida.

Foi como aprendeu a fazer bolo de milho, de fubá e rosquinha de São João. “Esta receita eu aprendi com a minha sogra. A família do meu esposo tinha um restaurante no sítio onde moravam e esse prato era feito em larga escala para ser comercializado”, conta Doracy.

Música

Quase cinco meses depois, a dupla de violeiros Rodrigues Neto (Antonio Rodrigues Martins Neto) e Fernando (Floresmundo Félix) volta a participar do Museu Vivo. A última vez foi em fevereiro deste ano.

Além de violeiro, Rodrigues Neto é cantor e compositor; e em 2013 gravou seu primeiro CD autoral. Também já foi apresentador de televisão em dois programas da Band Vale.

Natural de Lutécia (SP), Rodrigues Neto nasceu em uma família de músicos e aos 11 anos começou a demonstrar interesse pela música. Quando frequentou o seminário aprendeu a tocar violão básico e aos 16 passou a compor.

Gestão

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)