Museu Vivo deste domingo (20) tem banda Paraty Show, ‘beliscão’ e boneca de pano

Compartilhe:

Três novos representantes da cultura popular regional, nas áreas de artesanato, culinária e música, participam neste domingo (20) da quarta edição do Projeto Museu Vivo. As atividades são realizadas entre 14h e 17h na área externa do Museu do Folclore, no Parque da Cidade. Até novembro estão programadas mais 14 edições do projeto, com a presença de novos 50 fazedores.

Confira os próximos dias em que o projeto será realizado: Abril – 3 e 17, Maio – 8 e 22, Junho – 5 e 26, Julho – 3 e 31, Setembro – 4 e 25, Outubro –2 e 30 e Novembro – 6 e 27. Devido às atividades do Mês do Folclore em agosto e do Ciclo de Natal em dezembro não haverá Museu Vivo.

Lucia Helena (à direita) e sua mãe, Cecília Maria

Artesanato

Lúcia Helena Maciel é natural de Itajubá (MG) e moradora no Jardim Ismênia, mas cresceu na roça. Ela vai mostrar no Museu Vivo seus saberes em fazer bonecas de pano. “Eu sempre ajudei minha mãe nos afazeres da casa e na costura. Aos poucos fui aprendendo a costurar também, do mesmo jeito que minha mãe aprendeu com minha avó”, conta Lena, como gosta de ser chamada.

Culinária

Darci Xavier e seu biscoito ‘beliscão’

A também mineira de Monte Claros, Darci Xavier de Almeida, que não pode participar do Museu Vivo do dia 6 de março, foi novamente convidada e vai mostrar como faz um biscoito de polvilho azedo, que chama de ‘beliscão’. Ela hoje mora no Jardim Colonial, mas conta que quando pequena morou na roça e trabalhou na lavoura, tendo aprendido sozinha a culinária caipira.

Música

Valdeci da Silva (Paraty), na foto maior, é natural de Jacareí e mora do Galo Branco. Desde os 9 anos está envolvido com a música e conta que aprendeu a tocar violão com o pai, só de ficar observando. Depois aprendeu acordeom, teclado, guitarra, baixo, bateria e outros instrumentos de percussão. Passou por trios e grupos sertanejos e de forró; e hoje tem uma banda familiar, chamada Paraty Show, que já tocou com Chitãozinho e Xororó e gravou um disco.

O Museu Vivo é um projeto do Museu do Folclore de São José dos Campos, desenvolvido sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular, associação social sem fins lucrativos. A realização é da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural Cassino Ricardo (FCCR).

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo