‘Museu Vivo’ deste domingo (15) mostra um pouco mais da sabedoria popular da região

Bolo de milho, brinquedos feitos de lata e música sertaneja. Estes são os saberes populares que o Museu do Folclore de São José dos Campos estará mostrando ao público neste domingo (15), das 14h às 17h, durante a realização do Projeto Museu Vivo. Para esta edição foram convidados Ana Rosa dos Santos (culinária), Pedro Galvão de Moura (artesanato) e a dupla de violeiros Valdir Evaristo da Silva (Neno Brasil) e Paulo Bernardo.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e do Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). A atividade é realizada aos domingos à tarde pelo menos duas vezes por mês, na área externa do Museu do Folclore, e é aberta à participação do público.

Culinária

Ana Rosa vai fazer bolo de milho

Ana Rosa dos Santos mora no bairro São Dimas em São José e nasceu em Sapucaí Mirim (MG). Durante o Museu Vivo vai mostrar como faz bolo de milho. Ela conta que cresceu na roça e sempre acompanhou a mãe na cozinha, onde foi aprendendo a fazer as coisas só de olhar. O que mais gosta de fazer são doces, como o de casca de laranja, de mamão e o bolho de milho. Diz que apesar de não usar mais o fogão de lenha, adaptou as receitas para não perder “aquele toquei da tradição caipira”.

Artesanato

Pedro Galvão de Moura (foto maior) nasceu em São Luiz do Paraitinga (SP) e mora atualmente na Vila Maria, onde mantém uma loja e oficina de brinquedos e utensílios em miniatura, todos feitos de lata. Uma atividade que só começou a praticar depois de adulto, quando ganhou de sua esposa uma panela de pressão em miniatura e resolveu fazer uma igual, de lata. E não parou mais. Pedro possui grande habilidade manual e muita criatividade que, segundo ele, “não tem limites”.

A dupla de violeiros Neno Brasil e Paulo Bernardo

A música vai ficar por conta da dupla de violeiros Neno Brasil (Valdir Evaristo da Silva) e Paulo Bernardo, que moram em São José dos Campos. Valdir é de Presidente Alves (SP) e além de cantor e compositor sertanejo é chefe de cozinha. Já Bernardo é de Pindamonhangaba (SP) e divide o tempo de violeiro com a profissão de mecânico de manutenção.

Valdir conta que desde criança brincava de ser cantor e agora é apaixonado pela música sertaneja. A dupla com Bernardo surgiu depois de conhecer o seu trabalho num encontro de violeiros. Bernardo diz que Valdir é um grande amigo e o inspirou a se aprofundar na música sertaneja.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.