Museu Vivo de domingo tem vivência de cuscuz baiano e crochê

Em decorrência dos debates realizados pela equipe do Museu do Folclore, acerca do Dia da Consciência Negra (20), as quatro edições do Museu Vivo, de novembro, promoverão o diálogo com manifestações afro-brasileiras, como a culinária baiana, o Jongo, o Samba de Bumbo e a Capoeira.

A primeira delas será realizada neste domingo (6), das 14h às 17h, com a participação das convidadas Maria Ivane Santos Ferreira e Edirlene Aparecida Ribeiro.

O programa Museu Vivo acontece na área externa do museu e têm como objetivo valorizar a cultura popular local e dar visibilidade aos detentores de saberes e fazeres, oferecendo ao público uma verdadeira vivência em diferentes áreas.

Cuscuz baiano

Natural de Itapitanga, na Bahia, Maria Ivane, 66 anos, também chamada de Vânia, vai compartilhar o seu saber culinário preparando uma receita de cuscuz baiano. “Muita coisa que sei fazer hoje aprendi com minha mãe e, aos poucos, fui fazendo sozinha”, diz ela.

Sobre o cuscuz baiano, Vânia explica que faz a receita tanto salgada como doce. Ela conta que para fazer o cuscuz doce usa três cocos inteiros, cinco pacotes de flocos de milho, leite de coco, coco ralado na hora, açúcar e sal. “E não uso cuscuzeiro”, ressalta.

Crochê

A cruzeirense Edirlene Aparecida Ribeiro, 48 anos, conta que aprendeu a fazer crochê com sua avó e sua mãe. “Eu era pequena e ficava observando elas fazerem bicos em pano de prato e caminhos de mesa. Foi assim que aprendi. Depois de adulta deixei de praticar”, conta Edirlene.

Há dois anos Edirlene precisou de uma renda extra para poder sustentar os filhos e voltou fazer diferentes peças de crochê para vender. “Juntei o útil ao agradável, pois isso também é uma terapia que me faz muito bem”, destaca.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354