‘Museu Vivo’ de domingo (5) vai ter bolinho caipira, crochê e música sertaneja

Na região do Vale do Paraíba junho é, reconhecidamente, o mês das festas juninas e, em especial, do bolinho caipira. Em várias cidades a iguaria revela os saberes e os sabores da culinária popular. Em São José dos Campos, neste domingo (5), ele será um dos saberes mostrados no Projeto Museu Vivo, promovido pelo Museu do Folclore. Além do bolinho, a atividade realizada das 14h às 17h, também terá artesanato em crochê e música sertaneja.

Damiana vai mostrar seu saber fazendo bolinho caipira

O bolinho caipira será feito pela carioca Damiana Francisco (foto maior), que mora em Caçapava. Ela conta que passou a infância na cozinha, observando sua mãe cozinhar e atenta às misturas de temperos que fazia, criando novos aromas e sabores. Aos 12 anos já ajudava a mãe, fazendo o arroz e as misturas do dia-a-dia. Entre elas o bolinho caipira, que sua bisavó, lá em Barra do Piraí (RJ), recheava com restinho da mistura do almoço. “Mas eu faço com carne moída”, ressalta.

Zélia Martins mostra um dos seus trabalhos em crochê

No artesanato, o saber de como fazer peças em crochê será mostrado pela baiana Zélia Martins de Moura, que mora na Vila Maria, em São José. Zélia, hoje com 72 anos, conta que sempre trabalhou em salão de beleza e foi lá que aprendeu a fazer crochê e bordados. “As clientes faziam as peças enquanto esperavam para ser atendidas e eu aprendi só de olhar. Hoje é minha paixão”, diz ela.

Erli e Geraldina são casados e parceiros também na música

A música vai ficar por conta da dupla Erli Gomes da Silva e sua esposa Geraldina dos Santos, mineiros e moradores no Jardim Colonial, em São José. Erli conta que aprendeu a tocar vendo e ouvindo outras pessoas. “Eu fazia dupla com o Alvorada, mas ele morreu, aí minha mulher que sempre nos acompanhava, passou a ser minha parceira na música também”, diz ele. “Eu comecei a cantar de brincadeira, agora sou apaixonada pelo sertanejo”, conta Geraldina.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Museu do Folclore de São José dos Campos, sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). A atividade é realizada em pelo menos dois domingo do mês, das 9h às 17h, na área externa do museu e á aberta ao público.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.