Warning: strip_tags() expects parameter 1 to be string, array given in /home/storage/d/dd/f0/museudofolclore/public_html/wp-content/plugins/og/includes/iworks/class-iworks-opengraph.php on line 1021

‘Museu Vivo’ tem técnicas tradicionais de construção, bolo de milho e violeiros

Compartilhe:

Os saberes e fazeres da cultura popular local voltam a ser destaque no Museu do Folclore de São José dos Campos, em mais uma edição do Projeto Museu Vivo, programada para o último domingo (31) do mês. José Donizetti, Maria Nanci Silva e a dupla de violeiros Minuano e Hawai (Benedito Moreira e José Ramos) são os convidados para demonstrar o conhecimento que têm sobre a cultura popular.

A atividade é aberta ao público e acontece das 14h às 17h na área externa do museu, no Parque da Cidade. Durante este período as pessoas que desejarem também podem visitar a exposição permanente do museu.

José Donizetti (53 anos), mais conhecido como Biscuit, já participou da edição do ‘Museu Vivo’ do dia 22 de fevereiro, mostrando seu conhecimento sobre técnicas tradicionais de construção. Na oportunidade ele construiu uma parede utilizando técnica do pau-a-pique, que tem em sua estrutura bambu, barro comum e barro branco (tabatinga). No domingo ele vai construir uma cobertura de sapê nesta parede e revesti-la com barro misturado em esterco.

“A construção em barro tem grande durabilidade, desde que seja mantida ao abrigo da umidade, o que é feito com uma cinta de pedras de pelo menos 1,5 m, isolando a parede do chão. Além disso é econômica, ecológica e tem boa estética”, explica José Donizetti. Ele mora no Bairro dos Freitas e trabalha como construtor, misturando as técnicas tradicionais e as novas.

Maria Nanci vai mostrar seus conhecimentos de culinária

Maria Nanci Silva, mineira de Conceição das Pedras, participa do ‘Museu Vivo’ pela primeira vez e vai demonstrar seu conhecimento na culinária, fazendo um bolo de milho com queijo, que aprendeu com sua mãe, quando ainda morava na roça e sobrava tempo.

“Este bolo era feito no dia a dia para alimentar os peões na hora da merenda, com fubá grosso e rapadura para adoçar”, diz ela. Hoje, já casada e morando em São José dos Campos, Maria Nanci faz poesias inspiradas em temas rurais de sua infância.

Os violeiros Benedito Moreira e José Ramos formam a dupla Minuano e Hawai; e também já participaram do ‘Museu Vivo’ outras vezes. Eles já tocam juntos há oito anos, quando se conheceram por acaso. No domingo eles vão mostrar um pouco do talento musical no que chamam de ‘sertanejo regional’ do Vale do Paraíba.

A coordenação do Projeto Museu Vivo é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Foto: Chico Abelha
Os violeiros Minuano e Hawai vão animar a tarde de domingo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318 ou 3924-7354.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo