‘Museu Vivo’ de domingo (31) encerra atividades de julho no Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos encerra o mês de julho com mais uma edição do Projeto Museu Vivo, reunindo seis representantes da cultura popular local, nas áreas da culinária, artesanato e música. A atividade é aberta ao público e acontece domingo (31), das 14h às 17h, na área externa do museu, no Parque da Cidade.

Maria Mendes vai fazer biscoito de polvilho

Maria Mendes de Jesus, mineira de Água Boa e moradora no Parque Novo Horizonte, mostrará o seu saber na culinária fazendo biscoito de polvilho. Ela conta que gosta muito de cozinhar e acha gratificante ver a reação das pessoas ao experimentarem suas receitas. “Aprendi todas elas com minha mãe e minha avó, que cozinhavam muito e em grande quantidade para as festas regionais”, enfatiza.

Natural de Cruzeiro (SP) e moradora no Campos de São José, Mary Ribeiro do Nascimento conta que aprendeu a fazer vários tipos de artesanato na época em que foi hippie e também quando cuidou de idosos. “Aprendi muitas coisas com os idosos só de ficar observando como faziam. Hoje reaproveito todo material reciclável e utilizo nos objetos que faço”, conta ela.

Trio Terra Bruta vai mostrar o que sabe de música

Os saberes na música serão mostrados pelo Trio Terra Bruta, formado pelo baiano Dalvo Cândido da Mata (Dalvito – canta e toca acordeom), morador no Campos de São José, pelo mineiro José Batista (Zé do Bico – canta e toca violão), morador no Bosque dos Eucaliptos, e pelo joseense José Carlos Lopes (contrabaixo). Os três têm a mesma característica de nunca terem frequentado curso de música para aprenderem a tocar seus instrumentos.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) desenvolvido por meio do Museu do Folclore de São José dos Campos, que tem a gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.