Museu Vivo celebra o Dia Internacional do Brincar no domingo

A brincadeira comandará as atividades do Museu Vivo deste domingo (28), no Museu do Folclore de São José dos Campos, data em que se comemora o Dia Internacional do Brincar. Representantes da cultura popular compartilharão com o público seus saberes e fazeres voltados ao tema.

Um deles é o mineiro Miguel Safe Santos (Bambulino), 40 anos, brincante, palhaço, comunicólogo e educador, que convidará o público para uma vivência de brincadeiras. “Quando estou em atividade, observo a reação do público para poder dar o próximo passo, eu sou um facilitador”, explica.

Outro participante do encontro será o joseense Benedito Domingos dos Santos (Benê), 63 anos (foto maior), que mostrará suas habilidades com dois brinquedos tradicionais que ele mesmo produziu: o pião de chicote e a peteca.

Benê é um mestre da cultura popular, filho da figureira Lili Figureira (já falecida); e reúne diferentes saberes como artesão, figureiro, luthier (construção de instrumentos), bonequeiro (pela técnica do empapelamento), professor e fotógrafo.

A terceira convidada é Regina Souza, 56 anos, também joseense. Regina fará uma receita de pão de mel, que aprendeu com uma amiga de Santa Catarina, quando trabalhou por lá. “Ela gostava muito de cozinhar e me ensinou a fazer o pão de mel, que acabo fazendo para a família e amigos”, explica.

Programa e gestão

Os encontros do Museu Vivo acontecem todos os domingos à tarde, das 14h às 17h, na área externa do museu. A atividade é gratuita e aberta ao público, como forma de dar visibilidade aos fazedores e valorizar seus saberes populares, em particular nas áreas de artesanato, culinária e música.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está localizado no Parque da Cidade desde 1997.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)