Museu recebe delegação de maior evento de estudos espaciais do mundo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu, no último sábado (10), a visita de uma delegação de 15 pessoas da ISU (International Space University), responsável pela organização do SSP23 (Space Studies Program).

O evento é considerado o maior do mundo na área de estudos espaciais e será realizado na cidade entre os dias 26 de junho e 25 de agosto. É a primeira vez que acontece no Brasil e a segunda em um país da América Latina, em 35 anos de existência.

O grupo fez um city tour de 7 horas pela cidade, acompanhado de técnicos do Departamento de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.

Além do Parque da Cidade e Museu do Folclore, os integrantes também visitaram o Parque Alberto Simões, o Parque Vicentina Aranha e outros pontos turísticos.

Programa intensivo

O SSP é um programa intensivo de dois meses, realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, sendo considerado como o mais importante e abrangente treinamento da área espacial, tendo formado 5.400 profissionais de mais de 110 países.

Os estudos acadêmicos serão realizados no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Conjuntamente com a Prefeitura, as duas instituições submeteram a proposta para sediar o SSP 2023.

O evento também tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Prefeitura de SJC / Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico / Jornalista: José Roberto Amaral.