Museu do Folclore retoma atividades do Projeto Museu Vivo neste domingo (4)

O Museu do Folclore de São José dos Campos retoma neste domingo (4), entre 14h e 17h, a programação do Projeto Museu Vivo, que mostra o saber popular de pessoas da comunidade nas áreas de artesanato, culinária e música. As atividades são abertas ao público e acontecem no entorno do museu, que também permanece aberto para interessados em visitar à exposição de longa duração.

Maria Jose da Silva

No artesanato, a joseense Maria José Silva Dias, nascida no distrito de São Francisco Xavier e moradora na Vila Cristina, mostrará o seu saber nos trabalhos que faz em tricô e bordado. Conhecimento que ela cultiva desde criança, observando como as outras mulheres da família faziam. Aos poucos foi aprendendo pontos e técnicas novas, usando sempre a sua criatividade para confeccionar novas peças.

Ana Rosa dos Santos é natural de Sapucaí Mirim (SP) e mora no bairro São Dimas. Desta vez ela vai mostrar no ‘Museu Vivo’ o seu saber em preparar uma paçoca. Ela cresceu na roça, onde morava com a família, e foi acompanhando a mãe na cozinha que aprendeu a fazer muita coisa, entre elas a paçoca. E pra não perder o toque da tradição caipira, vai preparar a iguaria no pilão e não no liquidificador, como faz em sua casa hoje em dia.

Ana Rosa

O ambiente será animado pela música sertaneja do mineiro de Três Pontas, Tarcísio Paulo, e pelo paulista de Franca, Antonio Francisco da Silva. Há dois anos e meio eles formaram a dupla Venito e Toni Franc; e tem histórias de vida parecidas. Moraram e cresceram na roça, onde aprenderam a tocar viola sozinhos, mas sempre incentivados por suas famílias.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.