Museu recebe mais de 12.000 pessoas em cinco meses

Mais de 12.000 pessoas já passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos nos primeiros cinco meses do ano. Só em maio, 3.245 visitaram a exposição de longa duração e participaram de projetos e programas, como o Museu Vivo, Diálogos sobre o Folclore, Terças com Museologia e Rodas de Artesanato.

As visitas à exposição (espontâneas e agendadas) continuam atraindo o maior número de pessoas, chegando a 2.219 no mês passado. Destas, 1.551 foram de São José, 511 de outros estados (15) e cidades (85) e 9 do exterior (Bélgica 2, França 2, Austrália 1, Bolívia 1, Colômbia 1 e Estados Unidos 1 México 1).

Destaque para as visitas de representantes da Fundação Cultural Benedito Siqueira e Silva, de Paraibuna (foto ao lado), que vieram conhecer, de perto, o funcionamento do museu; e de um grupo de 35 alunos do Colégio Embraer Manoel Juarez Wanderley (foto maior), que fica no distrito de Eugênio de Melo.

Outras atividades

Com relação às demais atividades de maio, o Museu Vivo foi a que reuniu o maior número de participantes, 725 em quatro edições. A última delas fez parte da programação do projeto Diálogos sobre o Folclore, reunindo oito fazedores numa roda de conversa sobre histórias e usos do fogão à lenha (foto abaixo).

O Museu do Folclore também participou, em maio, da 21ª Semana de Museus, com uma programação que incorporou atividades do Museu Vivo, Diálogos sobre Folclore e Rodas de Artesanato; além de uma participação no Workshop Desvendando o Desenvolvimento Sustentável nos Museus.

Horários

A exposição de longa duração do museu tem entrada gratuita e pode ser visitada, de forma espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. As visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org).

As outras atividades acontecem nos seguintes dias e horários: Museu Vivo, todos os domingos à tarde, das 14h às 17h; Terças com Museologia (de forma virtual), toda última terça-feira do mês, das 9h às 10h30; Rodas de Artesanato (foto ao lado), toda terça-feira, das 14h às 17h.

O museu também realiza o Ciclo de Natal (entre dezembro e janeiro), Diálogos com o Folclore e Semana dos Museus (em maio), Mês do Folclore (agosto e setembro) e Primavera de Museus (setembro). E, anualmente, sempre no segundo semestre, faz o lançamento de um novo volume do projeto Cadernos de Folclore.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 39247318 ou (12) 3924-7354