Museu do Folclore realiza hoje (11) a segunda edição do ano do ‘Museu Vivo’

A vivência com a cultura popular no Museu do Folclore de São José dos Campos é destaque neste domingo (11), das 14h às 17h, quando acontece a segunda edição do ano do Projeto Museu Vivo. Mais uma vez, três representantes da cultura popular estarão reunidos para mostrar ao público seus saberes no artesanato, na culinária e na música.

No mesmo período, a exposição permanente do Museu do Folclore, ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, estará aberta para visitação espontânea. Visitas em grupo precisam ser agendadas com antecedência e acontecem durante a semana, de terça a sexta, das 9h às 17h.
Artesanato
Na área do artesanato, o paulistano Adalberto Fernando Victório, morador em São José dos Campos há mais de 30 anos, vai mostrar seu conhecimento na confecção de brinquedos em alumínio. “Aprendi a fazer brinquedos de alumínio com um morador de rua, quando eu também estava desempregado, depois fui aprimorando a técnica”. Adalberto já trabalhou em vários segmentos e atualmente atua no comércio.
Culinária
A mineira Suzana Alves de Resende mora em Paraibuna e vai mostrar seu saber fazendo panqueca. Ela deveria ter participado da primeira edição deste ano do ‘Museu Vivo’, mas como foi preciso transferir a atividade por conta da chuva, ela não pode estar presente no domingo seguinte. Suzana nasceu numa fazenda e foi lá que, aos 9 anos, aprendeu a cozinhar com suas tias e avós.
Música
O saber da música ficará por conta da dupla de música caipira ‘Minuano (Benedito Moreira) e Hawai (José Ramos), moradores de Santana. Benedito se inspirou no tio, que era violonista, e que o ensinou a tocar violão. José Ramos também aprendeu a tocar o instrumento com parentes. A dupla surgiu por acaso há mais de 10 anos e até hoje ele tocam juntos.
Museu do Folclore
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana