Museu do Folclore realiza domingo (16) segunda edição do ano do Museu Vivo

A folclorista Angela Savastano

Máscaras de Carnaval, queijadinha e música caipira são as atrações da segunda edição do ano do programa Museu Vivo, que será realizada neste domingo (16), das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore de São José dos Campos. Estão confirmadas as presenças da folclorista Angela Savastano (artesanato), Cleusa Alfenas (culinária) e o grupo Samba da Roça (música). A atividade é aberta ao público.

A carioca Angela Savastano dará continuidade à vivência iniciada no domingo (9) passado, em que ela demonstra como fazer máscaras de Carnaval, utilizando o processo de empapelamento, o mesmo usado na confecção dos conhecidos bonecões. Angela é uma das pessoas responsáveis pela criação do Museu do Folclore e da proposta do Museu Vivo.

Cleusa Alfenas

Cleusa Alfenas da Fonseca Mendonça, mineira da cidade de Teixeira, compartilhará seu saber na culinária. Cleusa fará queijadinha, doce que sua mãe a ensinou fazer. “Eu aprendi muitas receitas com ela, tanto de pratos salgados como doces. Ela ia fazendo e eu acompanhava, ajudava e depois me arriscava sozinha na cozinha”, lembra Cleusa.

O grupo de música Samba da Roça foi criado em 1975, época em que um dos seus integrantes, Antonio Júlio dos Santos Filhos, o Tomate, veio da Baía para São José dos Campos. Ele é o pandeirista do grupo e começou a tocar pandeiro aos 15 anos de idade. Na sua família sua tia toca sanfona e o irmão cavaquinho, todos são autodidatas.

O grupo é formado por Chico Anísio (violão), Dona Isabel (sanfona), Zezão (surdão), Tomate (bandeiro) e Giba Reis (viola caipira – foto maior).

Gestão

O Museu do Folclore de São José dos Campos foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, constituída em 1999.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)