Inscrições para palestra com pesquisador Antonio Nobre já estão abertas

O pesquisador Antonio Donato Nobre ministra palestra no dia 16 de maio, às 19h30, no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos, com o tema ‘Fusão de Saberes, uma oportunidade de união para sobrevivência da humanidade’. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Elas devem ser feitas pela internet até o dia 15 de maio, por meio de formulário próprio. As vagas são limitadas.

O encontro é uma realização do Museu do Folclore de São José dos Campos e faz parte do projeto Dialogando com o Folclore, que neste ano tem como tema os ‘Saberes tradicionais e saberes científicos: pontos de aproximação e conflito’. O objetivo é mostrar a relação entre a cultura popular, a ciência e a tecnologia, por meio de várias narrativas envolvendo experiências de trabalho com saberes tradicionais.

Ainda em maio, está prevista a realização de uma mesa redonda no dia 30, com o cientista Alexandre Marques, os historiadores Fábio Bueno e Maria Siqueira Santos, e dois integrantes da comunidade de Paraibuna, ligados ao estudo e preservação do patrimônio cultural e histórico do município, Otávio Fonseca e Maria Aparecida Fonseca Ribeiro.

A programação do projeto prossegue com mais quatro palestras, nos dias 12/6 (John B. Kleba), 27/6 (Germano B. Afonso), 11/7 (Carlos Rodrigues Brandão) e 25/7 (Maria Cândida Moraes).

Comparação entre saberes

Antonio Donato Nobre defende que, mais do que nunca, é preciso contemplar os modos alternativos de existência em harmonia com as leis da natureza. “E ninguém conhece melhor as leis da natureza do que os povos indígenas que ainda mantém e cultivam seu saber milenar. Hoje, a chamada ‘ciência do branco’ permite comprovar ‘cientificamente’ a superioridade holística do saber nativo”, enfatiza o pesquisador.

A palestra fará uma comparação ilustrada desses dois saberes, esclarecendo porque a sociedade deve honrar e preservar os povos indígenas (que ele chama de povos originários), “não somente por seu valor intrínseco, mas por ela própria depender de se reabilitar neste saber para sua própria sobrevivência”, conclui Nobre.

A programação do projeto também integra a 17ª Semana de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), de 13 a 19 de maio. A edição deste ano tem como tema ‘Museu como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’ e envolve 1.114 instituições de cultura em todo o Brasil.

Perfil

Antonio Nobre é graduado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1982), tem mestrado em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1989) e é PhD em Earth System Sciences (Biogeochemistry) pela University of New Hampshire (1994).

Atualmente, é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e pesquisador visitante no Centro de Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde lidera o grupo de modelagem de terrenos.

Objetivo e Gestão

O Dialogando com o Folclore é um projeto desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio de cursos e palestras, destinado a estudantes universitários, educadores, pesquisadores e interessados. Tem como objetivo gerar reflexão e diálogo sobre temas importantes ligados aos estudos dos saberes populares.

O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu Municipal de SJC (local das palestras)

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana