Museu do Folclore promove Galeria dos Fazeres durante Patuscada de março

Como forma de divulgar e promover o projeto Galeria dos Fazeres, como também os trabalhos e os saberes dos artesãos que fazem parte dele, o Museu do Folclore de São José dos Campos participará, neste sábado (7), da primeira edição do ano do projeto Patuscada, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A atividade acontece a partir das 12h no Centro Cultural Clemente Gomes, em Santana, região norte da cidade.

Dos sete artesãos que integram o projeto (lançado no final de 2019), cinco estarão presentes nesta primeira ação promocional da Galeria dos Fazeres, onde poderão expor e comercializar seus produtos. São eles, Ana Aparecida Lobo de Oliveira, Lídia Jovina Pires da Silva, Benedito Domingo dos Santos (Benê), Eunice Coppi (foto grande) e Fátima Aparecida dos Santos. Os artesãos Marco Antonio da Costa (Tata Orokzala) e Luzia Faria Rodrigues Pereira não poderão comparecer.

“É importante que, além da exposição virtual por meio da galeria, os artesãos também possam mostrar e comercializar seus trabalhos presencialmente. Além disso, esta será uma boa oportunidade para fortalecermos a essência do projeto, que está voltada para a valorização do artesão e do seu saber”, ressalta Francine Maia, gestora do Museu do Folclore.

Na prática, o projeto é uma galeria virtual, onde é possível encontrar informações sobre o projeto, perfis e contatos dos artesãos, além de fotos dos seus trabalhos. Os produtos não são vendidos pelo site. Para adquirir alguma peça, o consumidor identifica o que deseja pelo site e faz contato direto com o artesão, para acertar detalhes de preço, forma de pagamento e de entrega.

Patuscada

O projeto cultural Patuscada é realizado pela Fundação Cultural desde o ano passado e reúne, num mesmo local, música, dança, exposição e comida. Nesta primeira edição do ano a atividade terá a presença dos tradicionais bonecões do bloco Pirô Piraquara, apresentações de samba (bloco Sô Fia da Vida e alunos das oficinas de percussão do projeto) e homenagem à sambista Glauce.

Centro Cultural Clemente Gomes

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana