Museu do Folclore implanta projeto de acessibilidade na exposição

Tablet com vídeo em um dos totens

O Museu do Folclore de São José dos Campos colocou em prática uma das inovações previstas para este ano, quando completa 25 anos de criação. Trata-se de um projeto de acessibilidade voltado ao atendimento de pessoas com deficiência (principalmente auditiva e visual). A iniciativa auxilia na comunicação e participação inclusiva da comunidade.

O novo serviço está à disposição deste público na área da exposição permanente, durante as visitas espontâneas. Na prática, em cada uma das sete salas da exposição há um tablet com um vídeo produzido em áudio descrição (descrever imagens por meio das palavras), Libras e legendas, relatando o conteúdo de cada espaço.

O projeto foi viabilizado com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), e implantado pela empresa Arteinclusão Consultoria, de São Paulo, especializada na elaboração, implantação e avaliação de exposições e projetos de acessibilidade cultural em museus e instituições culturais, entre outros serviços.

“Com esta inovação, o Museu do Folclore aprimora e amplia o atendimento aos seus visitantes, especialmente às pessoas com deficiência auditiva e visual. Por enquanto estamos utilizando o novo recurso nas visitas espontâneas, mas daqui a uns dois meses já teremos condição de programar o agendamento de grupos específicos”, enfatiza a gestora do museu, Francine Maia.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

O museu está aberto para visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos e feriados, das 14h às 17h. O agendamento para visitas em grupo deve ser feito por meio dos telefones (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354