Museu do Folclore e Museu Municipal promovem palestra e oficina sobre a Paulistinha

Paulistinhas 1O Museu do Folclore e o Museu Municipal, ambos de São José dos Campos e ligados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), promoverão no dia 13 de abril, às 19h, a palestra ‘Paulistinha – Um elo entre o Vale do Paraíba e Portugal’, com o figureiro e artista plástico Magela Borbagatto. O encontro será no auditório do Museu Municipal e é dirigido a figureiros, historiadores, professores, ceramistas, produtores de cultura popular e outros interessados.

A palestra visa apresentar a Paulistinha como arte religiosa popular do Vale do Paraíba no século XIX e compará-la à arte em barro feita em Estremoz, Portugal, desde o século XVII. Segundo Magela, “há muitas evidências que levam a crer que a Paulistinha sofreu uma influência direta desta arte em barro portuguesa, inclusive na arte figureira que ainda se faz aqui na região”.

Oficina de modelagem

Ainda em abril, no dia 16, o figureiro Magela Borbagatto também realizará uma oficina de modelagem sobre a Paulistinha. A atividade acontecerá a partir das 15h no Museu do Folclore. As dez vagas oferecidas serão preenchidas após avaliação de uma carta de interesse que deve ser enviada para o e-mail contato@museudofolclore.org até o dia 14 de abril. Se preferir, preencha a ficha de inscrição.

Foto: Paulo Amaral
Magela ao lado do presépio que montou para o Museu do Folclore

Perfil

A especialidade de Magela Borbagatto é cerâmica figurativa crua ou queimada. Ele atuou como artista plástico autodidata em vários setores públicos e privados. Possui um ateliê em Jacareí há 22 anos, onde já ministrou aulas e cursos. Atua em oficinas públicas e projetos de arte. Participou de salões em diversas cidades, tendo sido premiado algumas vezes. Em dezembro de 2015 foi responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore.

Museu Municipal: Praça Afonso Pena, 29, Centro. Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana. Informações: 3924-7318.