Museu do Folclore é escolhido como 7º Polo Regional do Sisem

O Museu do Folclore de São José dos Campos se candidatou e foi escolhido como 7º Polo Regional do Sisem SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), que reúne 50 municípios e 44 museus. Com isso, o município passa a ter o direito de sediar as atividades do Programa Conexões Museus SP, da instituição paulista, entre outras atividades.

Os polos servem como laboratório de práticas museológicas para os profissionais de museus dessas áreas. Além disso, cada macrorregião será capaz de difundir as ações que acontecerão localmente e também poderá promover trocas entre as instituições museológicas, a fim provocar aprendizagens e soluções dentro da rede.

Ao reorganizar os museus filiados do Estado em sete macrorregiões, o Sisem visou aproximar as instituições a partir de atividades conjuntas, efetivas e personalizadas. Elas foram definidas pela proximidade geográfica, tendo em vista o equilíbrio na quantidade de museus mapeados.

Novos desafios

“Estamos satisfeitos em passar a ser um dos sete polos de representação do Sisem no Estado e temos certeza que os 25 anos de existência do Museu do Folclore pesaram muito na decisão. Ao mesmo tempo, estamos cientes da responsabilidade que assumimos e dos desafios que temos pela frente”, enfatizou Maria Siqueira Santos, gestora do museu.

O Museu do Folclore passou a fazer parte do Sisem em setembro do ano passado e, desde então, está cadastrado no CEM (Centro Estadual de Museus de São Paulo). A condição de 7º Polo Regional do Sisem tem duração de dois anos (2023/2024).

Municípios

Fazem parte do 7º Polo Regional as seguintes cidades: Aparecida, Arapeí, Areias, Arujá, Bananal, Biritiba-Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Caraguatatuba, Cunha, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Igaratá, Ilhabela, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mogi das Cruzes.

E também: Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Poá, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Suzano, Taubaté, Tremembé, Ubatuba.

Os sete polos regionais

Polo 1: Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto.

Polo 2: Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka de Bastos e Museu Histórico e Pedagógico de Garça.

Polo 3: Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno de Ribeirão Preto.

Polo 4: Museu Major José Levy Sobrinho de Limeira.

Polo 5: Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí.

Polo 6: Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Polo 7: Museu do Folclore de São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354