Museu discute ‘O tangível e o intangível dos objetos’

O que faz um objeto de exposição ser único, permitindo que ele tenha um valor cultural que extrapola os seus limites físicos? A resposta para esta pergunta é o tema do próximo encontro virtual do Terças com Museologia – O tangível e o intangível dos objetos –, que acontece nesta terça-feira (25), das 9h às 10h30, pelo Google Meet.

A atividade é realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, sempre na última terça-feira do mês. A participação é aberta a técnicos da área de museologia ou leigos e interessados no assunto. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Sympla e os participantes receberão certificados.

Segundo a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, responsável pela mediação dos encontros, os objetos de um museu são formados por elementos tangíveis e intangíveis, que não podem ser separados.

“O tangível são as características físicas de um objeto, como o material (do que é feito) e suas dimensões, por exemplo. Já o intangível, é tudo aquilo que não se pode tocar, mas que está associado ao objeto, como sua história, significados e valores simbólicos”, explica Mariana.

Para Mariana, “abordar e discutir este tema permite que saibamos como estas duas questões se refletem nas coleções e exposições dos museus, sendo essenciais para definir o valor material e cultural dos seus objetos”.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Além das exposições de longa duração e temporária, também desenvolve programas e projetos durante o ano, como o Terças com Museologia.

Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)