Museu do Folclore convida escolas para participar da 9ª Primavera de Museus

9ª Primavera de Museus - cartazO Museu do Folclore de São José dos Campos está convidando escolas públicas e privadas do município (de ensino fundamental e médio) para participar da 9ª Primavera de Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro, com o tema ‘Museus e Memórias Indígenas’.

O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura, envolvendo museus de todo o país. Na edição deste ano 809 instituições museológicas confirmaram a realização de mais de 2.400 eventos relacionados ao tema.

Confira aqui todos os eventos

O Museu do Folclore faz parte desta programação com duas ações. A primeira propõe que, neste período, os professores estimulem os alunos a identificar no seu cotidiano o uso de palavras indígenas, com o objetivo de demonstrar a presença da cultura indígena no dia a dia de cada um.

Ao final deste trabalho, os alunos deverão fazer uma redação utilizando uma ou mais palavras das que foram relacionadas por todos. Os professores poderão selecionar algumas redações para serem publicadas posteriormente no site do museu (www.museudofolclore.org).

A segunda ação da programação visa divulgar o acervo sobre cultura indígena existente na biblioteca e brinquedoteca do museu. Hoje já é possível acessar o acervo da biblioteca pelo site do museu, que possui atualmente 21 obras catalogadas, nas áreas de antropologia e de mitos e lendas. A intenção é facilitar o acesso das escolas às informações disponíveis sobre o tema. Confira abaixo a relação dos títulos:

Mitos e lendas

• Contos indígenas brasileiros. Daniel Munduruku (2005).
  • Mitos amazônicos da tartaruga. Charles Frederik Hartt (1988).
  • Antologia de lendas do índio brasileiro. Alberto da Costa e Silva (1957).
  • Lendas dos índios do Brasil. Herbert Baldus (1946).
  • Antologia ilustrada do Folclore brasileiro: Estórias e lendas dos índios.
  • Contos dos índios Botocudos. Baronesa Esther Sant’Anna de Almeida Karwinsky (2002).

Antropologia

• Xingu, os índios, seus mitos. Orlando Villas Boas, Claudio Villas Boas (1970).
  • Índios do Brasil. Júlio Cezar Melatti (1970).
  • Os povos indígenas do Tocantins. Prof. Lídia Soraya Liberato Barroso.
  • Algumas notas para a história do Vale do Paraíba: desbravamento e povoamento. José Luiz Pasin (1977).
  • Plano setorial para as culturas indígenas. Ministério da Cultura (2012)
  • Plumária Indígena Brasileira: além da beleza. USP (-)
  • Tradição e resistência: encontro de povos indígenas. Cristina Floria/organizadora (2008).
  • Dedê Maia (2000).
  • Kene: a arte dos Huni Kui. Dedê Maia (1999).
  • Cachoeira de Iauaretê: lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri (AM). Iphan (2007).
  • Os índios Maués. Nunes Pereira (1954).
  • Índios. Aracy Lopes da Silva (1994).
  • Cunhatãs e curumins: a criança indígena brasileira. W. Jesco von Puttkamer (1986).
  • Coisas de índio. Daniel Munduruku (2000).
  • O primeiro homem: e outros mitos dos índios brasileiros. Betty Mindlin (2001).

Inscrições e participação

As escolas interessadas em participar da atividade de identificação de palavras indígenas já podem se inscrever pelo telefone 3924-7354. Não há limite de escolas ou alunos participantes. A ideia é que os professores adotem sua própria dinâmica para realizar a tarefa com os alunos, que pode ser na própria sala de aula (clique no link abaixo para imprimir a tabela).

Pesquisa de Nomes

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.