Museu do Folclore abre seu presépio com a presença de um bom público

No último dia 2 de dezembro, cerca de 200 pessoas acompanharam a abertura do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade. A manifestação marcou o início do Ciclo de Natal, que será encerrado no dia 27 de janeiro, com o fechamento do presépio. Neste período, o presépio poderá ser visitado de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O presépio, neste ano foi montado pela senhora Maria Aparecida Ferreira, moradora do Campos de São José (região leste), com ajuda da sua filha Simone. Confiram nas fotos do pesquisador Fábio Bueno e do fotógrafo Danilo Ferrara.

Três grupos de Folias de Reis compareceram para visitar o presépio: Cia Esplendor do Oriente (Jardim Satélite), Cia. de Reis Estrela de Belém (Jardim Telespark), Folia de Reis São Vicente de Paula (Vila São Geraldo) e Folia de Reis de Santana.

Também estiveram presentes na abertura do presépio a folclorista Angela Savastano (vice-presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular – CECP), o diretor administrativo financeiro do CECP, Cristovão Cursino, a cientista social Francine Maia, gestora do Museu do Folclore, Ana Silvia Bloise, museóloga do Museu do Folclore, além de funcionários do museu e do CECP.

O Museu do Folclore é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo voltado à cultura popular e sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. No dia 2 o museu também comemorou 31 anos de existência, tendo sido criado pela Fundação Cultural. Desde 1997 ele está funcionando no Parque da Cidade.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana