Mineira de Maria da Fé vai montar presépio do Museu do Folclore

Compartilhe:

Aos 74 anos, a mineira Maria Bernadete Caetano Souza, nascida em Maria da Fé, será a responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore, neste ano. Ela deve começar o trabalho no próximo final de semana. Recentemente, participou de um bate-papo sobre o assunto, com a folclorista do museu, Angela Savastano.

 

Bernadete ainda mantém a tradição familiar de montar presépios, saberia que herdou de sua avó, quando tinha 12 anos de idade. Foi nesta época que ela também perdeu o seu avô, motivo que a fez passar a frequentar a casa da avó mais vezes. Foi lá que Bernadete criou suas primeiras memórias sobre a montagem de presépio.

 

“Minha avó pedia para eu ir até a beira do rio pegar pedrinhas para colocar no presépio. Eu também colhia mato, palhas e plantas para montar o caminho e colocar as figuras pequenas de gesso”, recorda Bernadete.

 

Bernadete também cita que comprava óleo e pavio para acender e deixar queimando todas as noites até o Natal. “Minha avó montava o presépio sempre no começo de novembro, em frente à porta da sala, na mesma mesa de jantar quadrada, onde a família se reunia”, ressalta.

 

Filhos e netos

 

Hoje, Bernadete monta o seu presépio com os filhos e os netos, numa mesa que fica na área externa e coberta da casa, em frente a porta da sala. O cenário tem pedras e plantas naturais compondo o caminho, como era o presépio da sua avó. As vezes ela coloca uma casinha, outras vezes uma gruta.

 

Maria e José são colocados no caminho, pois Jesus ainda não nasceu. No dia 25 de dezembro ela coloca Jesus no presépio. Para Bernadete, a parte do presépio mais significativa é a manjedoura, “pois é um local muito sagrado”, diz ela. O deste ano ela montou no dia 2 de novembro.

 

Abertura

 

O presépio do Museu do Folclore será aberto no dia 4 de dezembro, às 14h, marcando o início do ciclo de Natal. Quatro Folias de Reis participarão da manifestação: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha e Folia de Reis São Vicente de Paula.

 

Gestão

 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

Foto em destaque: Presépio montado em 2020 pela mineira Ana Rosa dos Santos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo