Mês do Folclore termina hoje com saldo positivo de participantes

Termina hoje (2) a programação do Mês do Folclore, que vem sendo realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos desde o dia 23 de agosto. Foram oito dias de muitas atividades, reunindo pouco mais de 2.300 alunos de 21 escolas públicas e privadas, de educação infantil e ensino fundamental.

O tema deste ano, Brincando no Museu do Folclore, buscou explorar o lúdico e oferecer ao público estudantil diferentes experiências e sensações com brincadeiras populares (ou tradicionais). “Assim como outros saberes populares, as brincadeiras tradicionais também são estudadas pelo folclore”, esclarece a educadora Angélica Bellucci.

O Mês do Folclore acontece anualmente, sempre com um tema diferente a cada edição. O objetivo é que os alunos possam vivenciar o folclore e a cultura popular sob diferentes aspectos. “O interesse das escolas é grande e o saldo de participação é sempre positivo”, ressalta a gestora do museu, Francine Maia.

Para a professora Ana Maria Marcondes Clemente, da Emefi Sonia Maria Pereira da Silva, do Novo Horizonte, que participou com 69 alunos, a proposta deste ano foi interessante e os alunos aproveitaram bastante as brincadeiras. “Nossa escola participa todo ano e sempre discutimos com os alunos o tema que será abordado”, explica a professora.

Gestão

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354