Mês do Folclore terá exposição temporária com trabalhos feitos com a palha de milho

Como parte da programação do Mês do Folclore de 2017, de 22 de agosto a 1º de setembro, o Museu do Folclore de São José dos Campos montou uma exposição temporária que reúne trabalhos feitos com a palha de milho, pelos artesãos Donizetti Pinto Ribeiro, de São José dos Campos, e Maria Gisela de Souza, de Redenção da Serra.

A exposição reúne bolsas, cestos, caixas, bonecas, flores e imagens de santinhos e acompanha o tema da programação deste ano, que destaca a cultura do milho pelo olhar da cultura popular e que tem o seguinte slogan: ‘Milho: De grão em grão… se alimenta toda a criação’.

Os trabalhos estarão expostos na Sala de Tecnologias (trabalhos de Donizetti Pinto Ribeiro) e na Sala Brasil (trabalhos de Maria Gisela de Souza). Além dos trabalhos, os alunos poderão acompanhar nas duas salas dois vídeos que mostram como são produzidos os objetos com a palha do milho (vídeo 1 e vídeo 2).

Durante o período de atividades do Mês do Folclore a exposição será vista por mais de 2.700 alunos de 26 escolas públicas e particulares. Depois disso e até o dia 31 de outubro, a exposição poderá ser visitada pelo público espontâneo do Museu do Folclore, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e acontece anualmente por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, que tem sua gestão realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular.