Mês do Folclore começa nesta terça-feira (23) com 23 escolas e 1.702 alunos

Com 23 escolas públicas e particulares agendadas, começa nesta terça-feira (23) mais uma programação do Mês do Folclore do Museu do Folclore de São José dos Campos. As atividades acontecem em quatro horários (das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h), de terça a sexta, até o dia 2 de setembro. Está prevista a participação de 1.702 alunos de educação infantil e ensino fundamental, que serão acompanhadas por mediadores do museu.

O tema deste ano foi batizado de ‘Bambuzada no Reino do Bambu’, pois tem o bambu como ponto central das atividades, em razão da diversidade de espécies existentes no Parque da Cidade e também pela relevância dessa matéria-prima para a cultura popular. Os alunos terão contato com diferentes situações e objetos (vários deles na exposição permanente do museu) onde o bambu é empregado; e também conhecerão algumas de suas espécies.

Tema aprovado

No último dia 17 as (os) professoras (es) que acompanharão os alunos durante as visitas conheceram detalhes do circuito e aprovaram o tema proposto. “O tema é bastante significativo, pois mostrará aos alunos que é possível fazer muitas coisas com o bambu. Acredito que as crianças vão se interessar pelo tema e aproveitar a visita”, ressaltou a professora Jéssica Bianca, da EMEI Torataro Takitani (Vale do Sol).

A professora Selma Fareli, da EE Profa. Ana Herondina S. Shyshof (Vista Verde), também aprovou o tema, enfatizando que deverá fazer novos contatos com o Museu do Folclore para desenvolver outras atividades. “O encontro com os professores foi muito positivo, pois além de podermos esclarecer e tirar dúvidas sobre o tema, foi possível mostrar como as atividades serão desenvolvidas”, ressaltou Francine Maia, gestora do Museu do Folclore.

O Mês do Folclore é realizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) por meio do Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.