Mês do Folclore começa nesta terça com presença de 9 escolas

O Museu do Folclore de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (23), a programação do Mês do Folclore. Neste primeiro dia, nove escolas de educação infantil participarão das atividades. O tema deste ano é Brincando no Museu do Folclore, com foco em brincadeiras populares.

A programação se estenderá até 2 de setembro, com participação de quase três mil alunos de 34 escolas públicas e privadas  – de educação infantil e ensino fundamental. Em reunião no museu, na última sexta-feira (19), professores dessas escolas receberam detalhes das atividades.

Os alunos serão agrupados de acordo com a idade: da educação infantil ao 1º ano do ensino fundamental (nos dias 23, 24 e 25 de agosto) e do 2º ao 9º ano do ensino fundamental (nos dias 26, 30 e 31 de agosto e 1º e 2 de setembro). As atividades acontecerão das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

Monitores

Durante a programação, os alunos serão atendidos por uma equipe de nove profissionais, entre funcionários do museu e monitores. “A intenção é que os estudantes possam vivenciar, ao máximo, todas as brincadeiras propostas, após um bom tempo sem podermos realizar as atividades de forma presencial”, ressalta Francine Maia, gestora do museu.

No último sábado (20), a equipe se reuniu para mais um treinamento na área externa do museu, onde as atividades serão desenvolvidas. Depois de serem recebidos, os alunos serão conduzidos a quatro diferentes estações de brincadeiras, fazendo um rodízio por grupos, tendo sempre o acompanhamento de um monitor.

Projetos e gestão

O Mês do Folclore é uma atividade realizada anualmente pelo museu, tendo sempre um tema diferente a cada edição. A finalidade é oferecer às escolas uma programação onde os alunos possam vivenciar experiências sobre o folclore e a cultura popular.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354