Mês do Folclore começa nesta terça com a participação de quase 1.600 alunos

Com a participação de quase 1.600 alunos de 18 escolas do município, entre públicas e privadas (de educação infantil e ensino fundamental I e II), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo inicia nesta terça-feira (21), às 9h, no Museu do Folclore de São José dos Campos, uma programação especial para comemorar o Mês do Folclore, que se estenderá até o dia 31 de agosto.

O tema deste ano foi batizado de ‘Um tesouro aqui na terra! Plantas medicinais e seus segredos’, e abordará a sabedoria popular sobre as ervas medicinais. A programação terá atividades educativas e lúdicas dividida em quatro estações, para que os alunos possam entender e vivenciar o conteúdo do tema.

Os alunos serão atendidos por uma equipe de cinco pessoas do Museu do Folclore, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Além dessa equipe, as crianças também serão acompanhadas pelos professores de cada escola participante.

Estações

Uma das estações da programação, ‘A magia das plantas’, está montada na Sala Brasil da exposição permanente do museu, com uma pequena instalação de produtos beneficiados, como ‘garrafadas’, pomadas, folhas secas para fazer chá, além de utensílios. A intenção é fazer com que os alunos conheçam a diversidade de produtos produzidos a partir de ervas medicinais.

Em outra estação, ‘É hora do chá’, montada na Sala das Panelas da exposição permanente, os alunos poderão degustar um chá e falar sobre suas memórias a respeito do uso das ervas medicinais dentro de suas casas. Na semana que antecedeu o início da programação, foi sugerido que as escolas participantes trabalhassem essa questão com os alunos, em sala de aula.

Na estação ‘Da terra a cura’, as atividades serão realizadas na área externa do museu, onde os alunos passarão por uma vivência de sensibilização que abordará a terra e a diversidade de plantas medicinais. A intenção é mostrar às crianças a matéria orgânica bruta, o processo da compostagem e como a terra torna-se rica e ‘viva’ para que as plantas cresçam.

Numa quarta estação, ‘É hora de brincar’, também na área externa do museu, os alunos serão convidados a cantar e ouvir histórias. Será um momento de descontração e, ao mesmo tempo, de integração entre os participantes.

O Museu do Folclore de São José dos Campos existe há mais de 30 anos. Sua atual exposição de longa duração, ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, foi concebida em 2006 pelo curador e museólogo Raul Lody. Atualmente, funciona de terça a sábado, das 9h às 17h.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana