Maça do amor, ferreiro e música sertaneja são as atrações do ‘Museu Vivo’ de domingo (26)

Guloseima típica encontrada nas festas juninas, a maçã do amor é uma das atrações do Projeto Museu Vivo deste último domingo de junho (26). Também será possível acompanhar o trabalho de um ferreiro e curtir uma música sertaneja. A atividade é aberta à participação da comunidade, entre 14h e 17h, no Parque da Cidade. Promovido pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, o Projeto Museu Vivo mostra os ‘saberes e fazeres’ de diferentes representantes da cultura popular regional.

Jacira vai mostrar como faz maçã do amor

A maçã do amor será feita pela baiana de Matas de São João, Jacira Leonor, que mora em São José desde 1973. Ela, que já foi professora e hoje é costureira, aprendeu a cozinhar ainda pequena, ajudando seus pais. Sabe fazer muitas comidas típicas da Bahia, mas a maçã do amor aprendeu aqui mesmo, ajudando nos preparativos da festa junina da formatura do seu filho. “Aprendi só de ficar olhando. Depois da festa fiz em casa e deu certo. Agora vou mostrar no Museu do Folclore”, conta ela.

O ferreiro Marcelo Rodrigues

Conhecida por poucos, mas também ligada à cultura popular, a atividade de ferrar cavalos (colocar ferradura no animal) também será mostrada neste domingo pelo ferreiro Marcelo Rodrigues da Silva, joseense de nascimento. Ele conta que aprendeu o ofício há muitos anos, com um amigo, na fazenda onde trabalhava, na região do Putim. Hoje seu filho e seu sobrinho seguem seus passos. Marcelo vai levar dois cavalos e suas ferramentas ao ‘Museu Vivo’ para mostrar um pouco do seu saber.

A atração musical ficará por conta do violeiro Luiz Costa (foto maior). É assim que o paranaense e assistente de obras Luiz Dias de Souza, morador de São José, é conhecido no meio, por ter como inspiração o cantor sertanejo Eduardo Costa. Ele conta que aprendeu a tocar viola quando tinha 13 anos, mesmo sem nunca ter feito aulas de música. “Eu vou observando outros violeiros e vou aprendendo a tocar”. Com o pai aprendeu a afinar o violão ‘de ouvido’.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) promovido pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Museu do Folclore de São José dos Campos: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.