Grupo de idosos de São Paulo fica sensibilizado após visita ao Museu do Folclore

Acervo Museu do Folclore
O Trio da Roça animou a visita dos aposentados

“Estou muito emocionada com o que vi aqui no Museu do Folclore. Eu morei na roça e a exposição me fez lembrar dos tempos em que meus pais usavam o ‘tipiti’ para fazer farinha e as lamparinas para iluminar a casa”, disse uma das integrantes do grupo de 90 aposentados da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), que visitou o museu no último sábado (25).

Ela se referia a dois dos muitos objetos em exposição no Museu do Folclore de São José dos Campos, mais especificamente na Sala das Tecnologias. “Assim como ela, o que percebemos é que todo o grupo ficou sensibilizado e revigorado em suas memórias, após visitar a exposição”, ressaltou o pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do museu.

Além da exposição, os visitantes (70% de mulheres) também acompanharam com atenção uma apresentação de violeiros do Trio da Roça e tomaram café. A visita ao Museu do Folclore e a outros pontos turísticos de São José dos Campos faz parte da 77ª Jornada Cultural da entidade e foi realizada na companhia de técnicos da Secretaria de Turismo da Prefeitura de São José.

As visitas em grupo ao Museu do Folclore de São José dos Campos devem ser agendadas com antecedência, pessoalmente ou pelo telefone 3924-7318.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318 ou 3924-7354.